SABERES DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÃO NA RODA DE CONVERSA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS DOCENTES.
Saberes docentes. Roda de conversa. Mediação. Ensino Infantil.
O presente trabalho, tem como objeto de estudo os saberes mobilizados pelos professores do Ensino Infantil ao mediar a roda de conversa. O mesmo foi motivado a partir das seguintes indagações: Quais são os princípios ou saberes que os professores do ensino infantil mobilizam durante a mediação da roda de conversa? Como fazem para mediar o processo da roda de conversa? Quais concepções eles possuem sobre a roda de conversa e a mediação do diálogo na mesma? O objetivo geral é compreender quais são os saberes ou habilidades mobilizadas pelos professores da educação infantil para nortear a sua mediação na roda de conversa. E como específicos elencou-se: conhecer as concepções do professor do ensino infantil sobre a roda de conversa; identificar como se dá o processo de diálogo entre professor e aluno durante a roda de conversa; e perceber os princípios que os professores expressam ter em conta para realizar a roda de conversa. O referencial teórico base deste estudo foram os saberes docentes e formação profissional em Tardif (2012); as perspectivas humanizadoras de Freinet (2007 e 2017); a pedagogia emancipatória e dialógica de Freire (1987); a importância das mediações e das interações sociais, contempladas na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2007); o uso da investigação dialógica como uma abordagem a aprendizagem e ao ensino em todos níveis enfatizada por Gordon Wells (2016); o papel da fala e da escuta sensível pela perspectiva de Loris Malaguzzi (2015); Friedmann (2020); Fochi (2020) e os documentos oficiais referentes a Educação Infantil. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, os instrumentos de coleta de dados foram a construção do estado do conhecimento e entrevista realizada em grupo focal com quatro professoras do ensino infantil. A análise foi realizada fazendo-se o uso do método de análise do conteúdo, com foco na análise temática (BARDAN, 2016). Os resultados do estudo apontam para o reconhecimento por parte das professoras colaboradoras, de que a roda de conversa de fato é uma atividade indispensável na educação infantil, onde a mesma colabora e oportuniza para que as crianças e professores desenvolvam e ampliem diferentes saberes essenciais a uma educação de qualidade. E também é indicada como um espaço ideal para o desenvolvimento das relações sociais, onde o diálogo e a escuta são prioridades. O baixo número de trabalhos sobre a temática nos revela a importância de pesquisar sobre a mesma.