POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANE DE SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE : JOSEANE DE SOUZA OLIVEIRA
DATA : 27/05/2022
LOCAL: UFERSA

A COMPREENSÃO LEITORA E A PROVA DO ENEM: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO.

Ensino. Língua Inglesa. Compreensão Leitora. ENEM.

O interesse em desenvolver uma pesquisa sobre exame de seleção para o ensino superior surgiu de uma experiência da professora pesquisadora deste trabalho em turmas do Ensino Médio, ao perceber que os alunos chegavam a esse nível escolar com um grande déficit em relação à compreensão leitora em língua inglesa. Nesse sentido, começamos a refletir que tais dificuldades poderiam ser ecoadas na principal prova que os alunos realizam ao término da educação básica, a saber, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante de todo o contexto em que se encontra inserido o ensino de língua estrangeira – livros didáticos descontextualizados, elevado número de alunos por sala, evasão escolar, redução da carga horária escolar – e considerando a importância de uma prova de língua estrangeira para garantir uma vaga em um curso superior, tentaremos responder ao longo desta pesquisa a indagação que embasa todo este trabalho: De que modo a compreensão leitora de textos em língua inglesa é avaliada pelo ENEM? Dessa maneira, o que se pretende fazer no atual estudo é investigar como a compreensão leitora de língua inglesa é avaliada na prova do ENEM. Dentre os objetivos específicos, iremos analisar as questões de múltiplas escolhas para saber se estas favorecem a extração de informações ou um trabalho de compreensão mais aprofundado; logo depois, observar que fenômenos textuais precisam ser ativados para responder corretamente a prova de língua inglesa, bem como, o (s) mais predominante (s); e por fim, elaborar uma proposta de ensino de compreensão leitora para as aulas de língua inglesa no ensino médio. Para isso, tomamos como base Leffa (2016) para discorrer acerca do ensino de línguas no Brasil, os documentos oficiais, como BNCC, OCEM e PCNs para explicar o ensino e a avaliação de leitura, Kato (2007) e Marcuschi (2008) para embasar as discussões relacionadas a compreensão leitora, e Koch (2021) e Koch e Elias (2021) para fundamentar o conceito de texto e os fenômenos textuais envolvidos no processo de leitura. No que diz respeito a metodologia, esta pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que, busca entender os fenômenos que acontecem no interior da sociedade. Podendo incluir, segundo Paiva (2019), desde a análise de experiências individuais ou coletivas, como também de interações ou de documentos (como textos, imagens, filmes ou música), entre outros. Isto posto, esperamos que as discussões fomentadas neste trabalho possam contribuir de forma significativa para os estudos da compreensão leitora, sobretudo, de língua inglesa.

Presidente - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Interno - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN