POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA VIEIRA VILAÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA VIEIRA VILAÇA
DATA : 06/06/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: UMA ABORDAGEM PARA O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA COM VISTAS À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de química. Ensino por investigação. Alfabetização científica.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Nos ambientes acadêmicos têm crescido as discussões em torno das possibilidades de mudanças no ensino de química na tentativa de superar a ideia simplista de transmissão e recepção de conceitos, e promover um processo de ensino aprendizagem orientado à alfabetização científica (AC). Essa realidade tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores da educação que buscam alternativas eficientes para a superação de tal modelo e a orientação da prática pedagógica para a promoção de um ensino comprometido com a formação de indivíduos capazes de compreender a importância dos conhecimentos científicos e como estes influenciam e são influenciados pela sociedade. Nessa conjuntura, as metodologias de caráter investigativo ganham espaço por apresentarem recursos metodológicos adequados para potencializar as habilidades dos alunos de levantar hipóteses, traçar planos investigativos e sugerir soluções a problemas reais de seu cotidiano, isto é, promover um ambiente favorável ao desenvolvimento da AC. É nessa perspectiva que este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa balizada pelo seguinte questionamento: o ensino de química por investigação pode ser considerado como uma abordagem metodológica para potencializar a alfabetização científica no ensino médio? O objetivo maior é contribuir com esta discussão, ao apresentar o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que aborda o conteúdo de eletroquímica sob um enfoque socioambiental, a qual será aplicada em uma turma de Ensino Médio Integrado do IFRN Campus Apodi. Os dados serão coletados pela técnica de observação participante e pelos registros escritos produzidos pelos alunos e, posteriormente, analisados segundo o método de Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados parciais, apresentamos as discussões realizadas mediante a elaboração de um Estado da Arte sobre os trabalhos que tratam o ensino investigativo como uma abordagem/estratégia metodológica para promover a alfabetização científica, o qual se configurou como elemento basilar para a apropriação do tema desta pesquisa e posterior proposição da SEI que será aplicada. Dessa forma, vislumbramos a possibilidade de que por meio do ensino investigativo, os alunos adquiram habilidades e comportamentos próprios do fazer científico e devolvam esses conhecimentos a sociedade através de contribuições significativas a discussões de ordem tecnocientíficas, isto é, correspondam a postura de um cidadão alfabetizado cientificamente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN
Presidente - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Notícia cadastrada em: 18/05/2022 12:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03