POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO ANDERSON BRITO DO NASCIMENTO

DISCENTE : ANTONIO ANDERSON BRITO DO NASCIMENTO
DATA : 16/05/2022
LOCAL: Google meet

FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Curso de pedagogia. Formação de professores. Professor polivalente. Docência polivalente. Ensino na escola pública.

Esta pesquisa, inserida na discussão erguida nacionalmente por pesquisadores, entidades representativas da área educacional e faculdades, centros e departamentos de educação ao longo do tempo sobre o curso de Pedagogia no Brasil e a formação de professores da Educação Básica, tematiza a formação de professores polivalentes. Delimita-se para o estudo da formação e também da docência, na perspectiva da polivalência, de professores da escola pública. Como problema de pesquisa, ressalta: quais as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da UERN, Campus Central, atuantes em escolas públicas no Município de Areia Branca - RN, no que diz respeito à formação de professores polivalentes? Pontifica como objetivo central refletir sobre as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, atuantes em escolas públicas do Município de Areia Branca – RN, acerca da formação de professores polivalentes. No que toca aos objetivos específicos demarcam-se: (a) descrever as percepções de egressos da Licenciatura em Pedagogia da UERN, Campus Central, atuantes em escolas públicas, no Município de Areia Branca – RN, no que diz respeito à formação de professores polivalentes; (b) pensar sobre a docência de professores polivalentes de escolas públicas do Município de Areia Branca - RN, licenciados em Pedagogia pela UERN, Campus Central; e (c) analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UERN, ano de 2012, Campus Central, acerca da formação de professores polivalentes. A pesquisa faz uso da abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico e se tipifica como um estudo de caso. Além disso, ancora-se no levantamento bibliográfico, bem como na análise documental do PPC (2012) do Curso de Pedagogia da UERN e nas entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (um de cada ano) de escolas públicas do Município de Areia Branca – RN, os quais são egressos do Curso de Pedagogia da UERN, como técnicas para a construção dos dados. A investigação se fundamenta, centralmente, em autores de base crítica que, no decurso do tempo têm investigado a formação de professores polivalentes, o curso de Pedagogia no Brasil e a docência polivalente, a saber: Scheibe (2007), Fiorin e Ferreira (2013), Pimenta et al. (2017), Medeiros, Araújo e Santos (2021), entre outros. Como técnica principal para a análise dos dados, destaca-se a análise textual discursiva. Entende-se, até então, que em virtude de o curso de Pedagogia vislumbrar ao longo do tempo um perfil docente com caráter generalista para atuação na educação básica, há limites na docência na perspectiva da polivalência, dentre eles, a ausência de conhecimentos específicos e pedagógicos acerca do trabalho com as disciplinas lecionadas nos anos iniciais do ensino fundamental.

Presidente - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externa à Instituição - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM - UERN