Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DE ANDRADE QUEIROZ

DISCENTE : ANTONIO DE ANDRADE QUEIROZ
DATA : 20/05/2022

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DO CURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)

Formação de professores de Química. Modalidade EaD.

Nesta pesquisa, buscamos analisar de forma reflexiva sobre a formação de professores de química na modalidade de Educação à Distância (EaD), pois trata-se de uma modalidade de ensino que teve seus primeiros registros em 1928, pelo professor americano Calleb Phillips. Para tal, objetivamos compreender como se dão as visões/percepções dos licenciandos do curso de química a respeito da sua formação inicial na modalidade EaD, faremos especialmente um estudo, nessa modalidade, do curso ofertado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Sabemos que, uma formação de professores ofertada na área de química, trará grandes benefícios para a universidade. Diante dessa premissa, nossa pesquisa objetiva especificamente, analisar por meio de documentos oficiais que norteiam o curso, sua estrutura e dinâmica de funcionamento, registrados na Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e nas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) do curso de química, bem como compreender as discussões postas nas literaturas a partir de levantamento sistemático das publicações que discutem o tema. Para isso, utilizamos dos repositórios disponibilizados pela Capes, Scielo, Google Scholar e BDTD que nos oferecessem o embasamento teórico necessário para poder, a partir deles, construir essa ferramenta e compreender o caminho que ora tracejamos. Para o referencial teórico em formação de professores de química na modalidade a distância, buscou-se, por meio do estado da arte realizar um mapeamento em periódicos encontrados nos aportes de Moura, Flôr, Trópia (2009); Souza (2009); Barreto (2010); Sommer (2010); Alonso (2010); Porto, Neves, Machado (2012); Pereira, Laranjo, Fidalgo (2012);Oliveira (2012); Borges, Reali (2012); Leopoldino (2012); Perdigão-Nass (2012); Silva, Fireman (2013); Gomes (2013); Cabral, Flôr, Moura (2013); Silva, Silva (2014); Garcez (2014); Sobrinho, Veras, Oliveira (2015); Heckler, Motta, Galiazzi (2015); Silva, Santos, Reipert, Silva (2016); Natanyassai, Arrigo, Arruda (2017); Perdigão e Ipolito (2017); Azevedo (2018); Leão (2018); Leão, Oliveira, Pinto (2019); Pereira (2019); Abreu, Novaes, Zarro (2020); Oliveira, Figueiredo, Felix (2020). A partir das literaturas analisadas, salientamos ainda que faltam muitos trabalhos a serem desenvolvidos com relação ao tema em questão. Percebemos ainda algumas lacunas com relação aos anos que não foram citados trabalhos com a temática. Dentre os resultados encontrados, evidenciou-se que há um predomínio de pesquisas de natureza básica com a abordagem qualitativa, que buscam na pesquisa exploratória, respostas para as suas problematizações. Alguns autores obtiveram maior notoriedade ao serem referenciados diversas vezes em trabalhos que também deram ênfase e destaque aos estados e instituições nas pesquisas. As tendências apontadas indicam a relevância do uso dos pressupostos no tocante ao tema proposto que vieram a contribuir com as pesquisas sociais. Assim, a relação dialógica suscitada pelos debates motivados pelos descritores trabalhados é imprescindível para o estabelecimento de relações colaborativas e responsáveis. Nesse sentido, dividimos esta pesquisa em três etapas: a primeira, fundamentação do estado da arte, analisando produções que abordam a formação de professores de Química na modalidade EaD, de modo que fosse possível refletir sobre o processo de investigação e os caminhos escolhidos por seus pesquisadores, fazendo-se compreender as discussões que as literaturas corroboram acerca do tema proposto, dentro de um levantamento sistemático de publicações; a segunda, analisar os documentos oficiais que regem sobre a modalidade EaD, especificamente a PPC e a DCN do curso de química da UFERSA, sua formação e modalidade. Por fim, a terceira etapa se organiza num processo de análise de questionários sobre as etapas vivenciadas pelos alunos (licenciandos), inseridos nesse processo, em sua formação inicial de química, especificamente na UFERSA.

Externa à Instituição - AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCANTARA ALVES - IFRN