POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIELLY PEREIRA ALVES DE SOUSA

DISCENTE : MARIELLY PEREIRA ALVES DE SOUSA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Google Meet

O conhecimento linguístico explícito na formação de professores de Língua Portuguesa.

conhecimento linguístico explícito; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa

Esta pesquisa tem como objetivo examinar o conhecimento sintático explícito de graduandos em Letras-Português, em particular nos domínios da frase simples. Nomeadamente, pretendo examinar se o conhecimento sintático explícito desses licenciandos corresponde às necessidades de atuação profissional em conformidade com o que prega a BNCC, em termos de competências e habilidades, e compreender o impacto da formação universitária no desenvolvimento do conhecimento linguístico explícito. Para realizar esta pesquisa foram consultados ingressantes e concluintes da licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), universidade pública localizada na Mesorregião Oeste Potiguar. Esta pesquisa se materializa pela aplicação de um teste de verificação que, para o efeito da explicitação dos conhecimentos sintáticos dos participantes, proponho como técnica metodológica de obtenção de dados baseado na prática amplamente corrente em sala de aula da disciplina de Língua Portuguesa: a correção de textos. Os resultados obtidos demonstram que, de modo geral, o conhecimento sintático explícito de ingressantes e concluintes se apresenta pouco satisfatório. Embora se note algum desenvolvimento desse conhecimento no desempenho dos alunos concluintes, o que aponta para algum impacto da formação superior, ainda são notadas carências expressivas quanto ao domínio de conhecimento sintático explícito, que, à luz da BNCC, são indispensáveis à atuação profissional. A prática de correção de textos com feedback, enquanto prática discursiva habitual das salas de aula da disciplina de Língua Portuguesa e como espaço de interação em que o conhecimento linguístico explícito do professor é acionado, incluindo-se metalinguagem, pode contribuir para a formação adequada no contexto das habilidades e competências referidas pela BNCC.

Externo à Instituição - SHELTON LIMA DE SOUZA - UFAC
Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA