METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
Ensino de Matemática; Formação Inicial de Professores; Metodologias Ativas.
Esta pesquisa aborda o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática por professores em formação, sendo mobilizado por meio da implantação de um curso que exige a aplicação dos conceitos em conteúdos da Matemática. O objetivo desta pesquisa é analisar as influências do curso de formação complementar “O uso das metodologias ativas no ensino de Matemática” na formação inicial de professores de Matemática. Tem ainda por objetivos específicos: a) Identificar a compreensão de ensino dos alunos do curso de licenciatura em Matemática; b) Compreender o entendimento das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação dos sujeitos da pesquisa; c) Analisar as percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática acerca do uso das metodologias ativas no ensino de Matemática. Para tanto, se realizará uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, conduzida no campus Mossoró do IFRN. Como instrumentos para coleta de dados para obter o material empírico e em consonância com os objetivos da pesquisa, serão realizadas entrevistas semiestruturadas; a aplicação de pré-questionário e pós-questionário; e a apresentação, em conjunto de plano de aula, da aplicação de um método ativo na matemática pelos alunos em formação do curso Licenciatura em Matemática. As reflexões realizadas nos fizeram chegar a algumas considerações: a) as discussões realizadas proporcionaram debates importantes sobre o ensino e aprendizagem, no qual os alunos perceberam o ensino e aprendizado para além da sala de aula, com o objetivo da formação de um cidadão consciente. b) Obtivemos apontamentos nas entrevistas que o professor deve ser autocrítico em relação a sua atividade profissional. c) as questões sobre as ferramentas tecnológicas mostraram uma preocupação para uma melhor discussão sobre elas no curso de licenciatura em matemática d) a última categoria nos trouxe falas positivas sobre o uso das metodologias ativas, havendo o reconhecimento que tais métodos eram capazes de modificar o ambiente da sala de aula.