ENTRE IMPRESSO E DIGITAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS TECNOLOGIAS.
Livro Didático. Tecnologias Digitais. Análise Dialógica.
Nesta pesquisa, pressupomos que as inter-relações entre o livro didático de língua portuguesa e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) presentes no material impresso sejam reflexos das crenças e ideologias dos sujeitos envolvidos nos processos de elaboração desse material. Mediante a isso, esta pesquisa busca analisar uma coleção de livros didáticos de modo a explorar as inter-relações entre o livro impresso para o Ensino Médio e as TDIC. Para isso, esse estudo fundamenta-se na Teoria Dialógica da Linguagem, de Bakhtin e o Círculo, em interface com estudos sobre o uso das TDIC no ensino de língua portuguesa. A análise da coleção revelou que o livro didático de língua portuguesa pouco tematiza as TDIC, o que dificulta dar conta das prescrições dos documentos normativos do ensino de língua portuguesa sobre o trabalho com as TDIC. O livro aborda as tecnologias de três formas, são elas: aberturas de capítulos, boxes informativos e atividades. Concluímos que poderia haver um maior investimento em conteúdos que abordem temas relacionados à TDIC, entre eles o acesso à internet, posicionamento que ganha uma maior saliência diante da necessidade de democratização do acesso à tecnologia em tempos de distanciamento social e ensino remoto.