Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKAH PINTO SOUZA

DISCENTE : ERIKAH PINTO SOUZA
DATA : 08/02/2022

TRAJETÓRIAS DE ÊXITO ESCOLAR DE PROFESSORAS TRANS E TRAVESTIS EM FORTALEZA-CE

Êxito escolar. Docência. Transexualidade.

Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como três docentes trans e travestis de diferentes áreas de ensino, da cidade de Fortaleza/CE, narram os seus percursos de êxito escolar e como essas trajetórias estão relacionadas com as práticas pedagógicas dessas profissionais da educação e as mudanças sociais no âmbito escolar. Para cumprir com esse objetivo geral, elaboramos os seguintes os objetivos específicos: a) descrever como se construiu o percurso formativo de três professoras trans e travestis da cidade de Fortaleza/CE descrevendo os fatores que levam a exclusão/evasão que levam a exclusão/evasão escolar de mulheres trans e travestis; b) identificar os obstáculos, desafios e estímulos que permeiam a trajetória escolar dessas docentes diante de um ciclo de práticas discriminatórias; c) relacionar as narrativas das trajetórias de êxito escolar das docentes com as práticas pedagógicas empreendidas por essas profissionais e as mudanças que elas causaram nas instituições que passaram. O texto procura criar como base de análise todos os relatos que aqui serão apresentados, os quais nos darão uma possibilidade de entendimento de situações que potencializam o fracasso escolar e superação com o êxito dos/as sujeitos/as da pesquisa, bem como as possíveis formas de resistência e superação, trazendo para estudo a história de três mulheres trans e travestis professoras escolhidas pela diversidade nas áreas do conhecimento em que atuam (Matemática, Linguagens e Ciências Sociais e Humanas). Por meio do embasamento teórico apresentado neste trabalho, é possível refletir sobre a vida escolar de trans e travestis seus fracassos e êxitos, suas estratégias e desenvolvimento para o sucesso escolar, que analisados, oferecem contribuições alusivas às experiências, visando intensificar o desenvolvimento de ações-reflexões-ações, como referências destacam-se: Louro (2001), Foucault (2010), Bento (2011), Butler (2003), dentre outros.

Externo à Instituição - SAMILO TAKARA - UNIR
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS