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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS FRANKLIN DOS SANTOS SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS FRANKLIN DOS SANTOS SOUZA
DATA : 31/01/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA A PARTIR DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIDADE (CTS).


PALAVRAS-CHAVES:

CTS; ensino; aprendizagem; Cinética Química; unidade didática.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem apresentado grande desenvolvimento no âmbito da pesquisa, de igual modo, a sua inserção nos espaços formais de ensino, levando em consideração a sua importância na promoção da alfabetização científica, motivação dos alunos perante a aprendizagem de determinado(s) conteúdo(s) e na formação integral do sujeito. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo geral “Propor uma unidade didática que aborda a cinética química com enfoque CTS para a superação de obstáculos do seu ensino e aprendizagem”. A pesquisa se classifica como sendo de abordagem mista, seguindo o modelo de estratégia de triangulação concomitante, básica e aplicada, exploratória, bibliográfica e pesquisa de campo. Os participantes da pesquisa são licenciandos do curso de Química da UERN, campus central, Mossoró/RN e professores avaliadores que tenham formação em química e lecionam no ensino superior. Para se atingir o objetivo proposto foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico, por meio de um estado do conhecimento em 19 periódicos nacionais e internacionais; entrevista de sondagem com os discentes participantes; e o roteiro de avaliação da unidade didática que será elaborada, tendo como respondentes os professores avaliadores, na qual essa etapa ainda não foi realizada. Após os recolhimentos dos dados, deu-se início ao processo de análise dos dados, em que se utilizou de três métodos: Análise de discurso de Bardin (2011), o software IRAMUTEQ versão 0.7 alfa 2 e análise por especialistas, em que será utilizada para análise do roteiro de avalição da unidade didática. Por meio do estado do conhecimento, foi possível realizar um mapeamento em periódicos da Ibero-Ámerica que abordam sobre a temática da cinética química. A maior parte dos trabalhos trata-se de investigações em sala de aula, tendo sido realizadas majoritariamente, na educação básica. As análises textuais com apoio do IRAMUTEQ, permitiu uma melhor visualização dos trabalhos e corrobora com a análise de conteúdo. A análise das entrevistas realizadas com os discentes permitiu perceber que abordagem CTS é vista pelos estudantes como uma perspectiva que contribui para o protagonismo estudantil, a formação cidadã, e o desenvolvimento do pensamento crítico. É interessante frisar que estes possuem uma visão positivista e neutra sobre a ciência e as tecnologias, na qual caracterizam-se com pensamentos voltados para o modelo de decisões tecnocráticas. Por fim, espera-se que a unidade didática possa ser compreendida como um auxílio para a implementação da abordagem CTS dentro do curso de química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externa à Instituição - JOSIVÂNIA MARISA DANTAS - UFRN
Interna - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Notícia cadastrada em: 28/01/2022 10:45
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