POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA RAYANNY GOMES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA RAYANNY GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 15/02/2022
LOCAL: Via Google Meet

PERCEPÇÕES DOS DOCENTES NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS DO IFRN CAMPUS APODI

Educação de Jovens e Adultos; Professor; Ensino

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que antigamente era focada para o processo de alfabetização, mas que se inseriu como política pública de acesso e continuidade da escolarização básica. Hoje em dia, essa modalidade apresenta diferenças em relação ao ensino médio, visto que é direcionada a pessoas que não obtiveram a conclusão dos estudos no tempo desejado. O público da EJA apresenta características particulares, o que se faz necessário um professor preparado e flexível. No que tange ao ensino, observa-se que a EJA é vislumbrada apenas como uma oportunidade para alfabetização e letramento. No entanto, os Parâmetros Curriculares para a EJA destacam a importância de um ensino diferenciado afim de que o aluno seja democrático e reflexivo na sociedade que o rodeia. Para isso, se faz necessário um professor que leve em consideração a vivência do aluno, problematizando situações do cotidiano com objetivo de desenvolver a autonomia desses discentes ao aplicar os conhecimentos científicos. Assim, esse projeto tem como objetivo identificar a percepção dos professores da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi. Primeiramente, foi realizado um Estado da Arte, objetivando realizar um levantamento das produções acadêmicas no que tange ao Ensino de Biologia. Através do levantamento acadêmico, foi possível verificar os temas da área de Biologia que tem sido ministrado em sala de aula, bem como as metodologias utilizadas. Também foi possível averiguar quais as instituições que tem realizado produções acadêmicas relacionada a Educação de Jovens e Adultos, enfatizando a necessidade de mais pesquisas direcionadas a tal modalidade, no que tange ao ensino de todos os componentes curriculares. A fim de cumprir com o objetivo geral em questão, será aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas direcionado aos professores da EJA da respectiva instituição. Espera-se compreender quais as visões que os professores do IFRN campus Apodi tem sobre a modalidade EJA, bem como verificar como tem sido o ensino aos alunos.

Presidente - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN