Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO WALISON DE OLIVEIRA COSTA

DISCENTE : JOÃO WALISON DE OLIVEIRA COSTA
DATA : 01/02/2022
LOCAL: Virtual (Google Meet)

ENSINO REMOTO DE INGLÊS EM TEMPOS PANDÊMICOS E USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA ESCOLA PÚBLICA POTIGUAR

Ensino Remoto. Ensino de Inglês. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Considerando a disseminação do novo coronavírus, medidas de distanciamento social e aulas remotas sancionadas por decretos e portarias no estado do Rio Grande do Norte/RN em 2020-2021, esta pesquisa tem por objetivo discutir o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar em tempos de pandemia do covid-19. Dessa forma, apresentamos como os professores de inglês da escola pública potiguar desenvolvem o ensino remoto através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Por objetivos específicos propomos descrever o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar de educação básica em tempos de pandemia do covid-19. Por conseguinte, analisar o discurso do professor de inglês da escola pública potiguar sobre a aula remota e sua qualificação para o ensino remoto. Nesta pesquisa, adotamos a vertente indisciplinar da Linguística Aplicada e a concepção de língua como interação discursiva (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2018). Além disso, discutimos trabalhos que relacionam ensino de inglês e o uso de TDIC antes e durante a pandemia (MENEZES, 2019; ARAGÃO, 2020; MENDES; LIMA, 2020; DANTAS; LIMA, 2020; BASTOS; LIMA, 2020; entre outros). Em relação ao percurso metodológico, esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório e dialógico teve como método de coleta de dados a aplicação de um questionário online (Google Forms) com professores de inglês que atuam na 13º diretoria regional (DIRED) do RN. Os questionários serão tratados de maneira exploratória, possibilitando-nos mapear experiências de ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar. Somente após a aplicação do questionário: os resultados parciais apontam para um maior uso do Google Meet, Whatsapp, Youtube, arquivos em PDF, redes sociais e Google Classroom no ensino remoto.

Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS