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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDEFRAN ADERSON DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDEFRAN ADERSON DA SILVA
DATA: 22/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA 13 DE MAIO, UPANEMA/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo, Ensino de Ciências e Formação de professores.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

É perceptível que o ensino de Ciências ao longo dos anos vem enfrentando fortes rejeições por parte dos alunos, consideravelmente é um ato criticado por apresentar em seu currículo conceitos científicos complexos que dificultam a aprendizagem. Das muitas alegações é citado com frequência que isso ocorre por falta de contextualização, ou seja, relação entre os conteúdos e os fenômenos típicos da vida cotidiana. Dentro da Educação do Campo, o grau de complexidade se torna ainda mais elevado, prejudicando cada vez mais esses sujeitos. Entretanto refletindo nas discussões de alguns autores como (COELHO, 2018), (SAVIANI, 2011) e (ALVÁRO-PRADA; FREITAS e FREITAS, 2010), passamos a entender que essas problemáticas se emergem na maioria das vezes pela falta de formação continuada dos professores, para que assim possam mudar suas práticas realizar um ensino voltado para a necessidade do aluno. Diante dessa problematização, a presente pesquisa busca analisar as contribuições da implementação de uma oficina como formação continuada para os professores de Ciências, da Escola Municipal 13 de Maio, Upanema/RN. Para conseguir atingir essa meta, a mesma conta com uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o intuito de buscar compreender o contexto da vida cotidiana. A natureza é aplicada, por intervir na realidade, por isso é considerada uma pesquisa de intervenção pedagógica. Além disso também consideramos como uma pesquisa bibliográfica. Com relação ao processamento do trabalho foi dividido em duas etapas, podendo caracterizar a primeira como Estudos teóricos, por desenvolver um Estado da arte e fazer Análises documentais. Na segunda etapa será a intervenção pedagógica, onde será feita observação na aula dos professores de Ciências, aplicação de questionário aberto, realização de oficina pedagógica, entrevista e por fim a tabulação dos dados que estarão na redação final da dissertação. Vale pontuar que a pesquisa já possui alguns resultados, como a Análise de conteúdo dos documentos referenciais (Projeto Político Pedagógico da escola estudada, Diretrizes Nacionais Curriculares para a formação de professores e a Base Nacional Comum Curricular) e um Estado da arte que discute sobre a Educação do Campo, Ensino de Ciências e a formação de professores de Ciências. Portanto, os próximos passos serão direcionados a intervenção pedagógica com os professores, ação que trará contribuições pertinentes para o processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1979012 - KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN
Externo à Instituição - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 13:25
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