POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VERÔNICA DANTAS DE ARAÚJO ALBANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERÔNICA DANTAS DE ARAÚJO ALBANO
DATA: 20/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

(RE) ELABORAÇÕES EM TORNO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER CONSTITUÍDAS ENTRE PROFESSORES E DIRETORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão democrática. Relações de poder. Professores. Diretores. Escola pública.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Tendo como base epistemológica o pensamento foucaultiano, esse projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar as relações de poder constituídas entre diretores e docentes nas escolas públicas do município de Mossoró/RN, considerando os fatores de produção que caracterizam a gestão escolar na educação pública. E, como objetivos específicos: a) caracterizar o modelo de gestão educacional adotado pelas escolas públicas do município de Mossoró/RN; b) identificar os vínculos hierárquicos estabelecidos entre diretores e docentes nas instituições e, c) compreender as relações de poder que permeiam o ambiente escolar, bem como os fatores da sua produção, sob o viés da gestão democrática. Para dialogar com as análises realizadas, buscamos um aporte teórico visando tecer as discussões necessárias em torno deste estudo, conforme o pensamento de Ball (2005) discutindo a inserção das práticas gerencialistas na educação como forma de exercer o poder, de Deleuze (1992) abordando a respeito dos artifícios gerados para se obter a disciplina e o controle, os quais integram-se ao campo educacional, de Foucault (2001, 2009) considerando o seu pensamento sobre o sujeito e o poder como base epistemológica, no intuito de endossar as discussões tecidas em torno dos participantes da pesquisa, e de Libâneo (2008) refletindo sobre as características de uma gestão democrática. Os caminhos investigativos propostos para esta pesquisa são permeados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Faremos uma análise documental (GIL, 2008), bem como a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores selecionados (TRIVIÑOS, 1987). Nossa busca considera a preocupação no que tange ao cotidiano de gestão escolar, vinculado às relações hierárquicas estabelecidas no campo da escola pública, percebendo a atuação e as intencionalidades da execução do poder nesta esfera, o que implica refletir no propósito de desvendar o modelo de gestão escolar de Mossoró/RN, baseando-nos em documentos oficiais e na percepção das relações estabelecidas entre diretores e docentes, contribuindo assim, para repensar o campo das relações de trabalho na escola da contemporaneidade, visando potencializar propostas que recriem e teçam renovados diálogos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 504.714.654-53 - FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA - IFRN
Interno - 2376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Presidente - 422.700.904-97 - VERÔNICA MARIA DE ARAÚJO PONTES - UERN
Notícia cadastrada em: 10/12/2021 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03