Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLINE ZILAH SANTOS CARNEIRO

DISCENTE: KAROLINE ZILAH SANTOS CARNEIRO
DATA: 20/12/2021

EMOÇÕES NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE RELATOS DE PROFESSORAS DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE ENSINAR EM CONTEXTO DE PANDEMIA.

Ensino de língua inglesa. Ensino remoto. Escola Pública. Emoções. Análise Dialógica do Discurso.

ÁREA: Educação

Este trabalho tem o objetivo geral de discutir os relatos de experiência de professoras de Língua Inglesa (LI) sobre o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 no ano de 2020, com foco nas emoções. Os seguintes objetivos específicos norteiam esta pesquisa: 1) Identificar as condições de trabalho das professoras de LI de escolas estaduais de ensino médio do Sertão Central do Ceará na transição do ensino presencial para o remoto; e 2) Analisar os relatos de experiência das professoras sobre o ensino remoto no período de isolamento social na pandemia, problematizando discursos sobre emoções resultantes do desafio de ensinar inglês na escola pública. O trabalho se situa no campo da Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006; KUMARAVADIVELU, 2006; RAJAGOPALAN, 2006) e adota duas perspectivas teóricas para produzir inteligibilidade sobre a relação entre ensino remoto de LI na escola pública e as emoções de professores de línguas. Primeiro, a concepção dialógica de linguagem baseada no Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2018), tomando os relatos das professoras como enunciados concretos e situando-os nos contextos dos discursos sócio-históricos que os permeiam. Segundo, a concepção crítica das emoções (HOCHSCHILD, 1979; NIAS, 1996; ZEMBYLAS, 2007, 2011; BENESCH, 2017, 2018, 2019), considerando as emoções de professores como construtos sociais que revelam um trabalho emocional (emotion labor) em decorrência de regras emocionais (feeling rules) circulantes na sociedade sobre o fazer docente. A construção de dados consiste na aplicação de um questionário e na coleta de relatos de experiência escritos das professoras participantes. A interpretação dos dados será baseada na Análise Dialógica de Discurso (BRAIT, 2006; ROHLING, 2014; FANINI, 2019), entrelaçando questões sobre as circunstâncias do ensino remoto às emoções das professoras, imersas nas circunstâncias sociais, históricas, políticas e ideológicas da pandemia. Os resultados parciais apontam que emoções tais como aborrecimento, constrangimento, estresse, chateação, cansaço, desmotivação, incapacidade, e frustração se relacionam dialogicamente com as condições de trabalho das professoras em ambiente domiciliar, de acesso e uso de tecnologias digitais e de subordinação a discursos sobre produtividade docente na implementação do ensino remoto.

Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN