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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO ALISSON ALVES HERMINIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO ALISSON ALVES HERMINIO
DATA: 06/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/yzm-bauc-swx
TÍTULO:

AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE MÚSICA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA


PALAVRAS-CHAVES:

crenças de autoeficácia; educação musical; professores de música; educação infantil; tempos de pandemia.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Partindo das questões que permeiam a Motivação em Música, esse projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar as crenças de autoeficácia de professores de Música para atuar na educação infantil em tempos de pandemia. E, como objetivos específicos: a) identificar quais egressos(as) do curso de licenciatura em Música da UERN atuam na educação infantil; b) discutir os documentos que norteiam a prática pedagógico-musical na educação infantil e; c) compreender a construção das crenças de autoeficácia dos professores de Música que atuam na educação infantil em tempos de pandemia. Através de uma pesquisa bibliográfica com um Estado da Arte (ROMANOWSKI; ENS., 2006), desvelamos trabalhos teóricos que fundamentam e contribuem para as análises e a trajetória do projeto até o presente momento, em Crenças de autoeficácia (BANDURA, 1997) e Música. Realizamos uma pesquisa documental por meio de consulta de documentos que fundamentam políticas públicas educacionais, como: LDB (1996); BNCC (2018) e o RCNEI (1998). Para a pesquisa de campo, faremos uma abordagem qualitativa (PACHECO, 1995), em que objetiva analisar de forma mais aprofundada a construção das crenças de autoeficácia dos docentes selecionados. Para isso, teremos como público-alvo os(as) professores(as) que atuam na educação infantil no município de Mossoró/RN e que são egressos(as) do curso de licenciatura em Música da UERN. Como instrumento de coleta de dados, utilizaremos a entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 1987) e a observação não participante (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), gerando um caderno de entrevista – CE e um diário de campo – DC, em que as entrevistas serão realizadas individualmente, gravadas digitalmente e transcritas literalmente. Os dados coletados serão organizados e classificados de acordo com as categorias de codificação (BOGDAN e BIKLEN, 1994), referentes às 4 (quatro) fontes de informação da construção das crenças de autoeficácia. Por fim, os dados serão analisados a partir da construção iterativa de uma explicação (LAVILLE e DIONNE, 1999), da relação dos dados obtidos e das reflexões a partir da teoria que fundamenta esse estudo. Mencionamos que, para o meio científico esta pesquisa contribui para ampliar os estudos que envolvem principalmente as crenças de autoeficácia e educação musical, gerando olhares mais sensíveis para os processos que dão base a motivação de docentes para atuar em determinados contextos e tempos, bem como possíveis reflexões para políticas públicas no contexto educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTINA MIE ITO CERESER - NENHUMA
Interno - 913.337.844-49 - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Interno - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC
Presidente - 422.700.904-97 - VERÔNICA MARIA DE ARAÚJO PONTES - UERN
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 11:43
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