RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Relação professor-aluno - Educação antirracista - Racismo - Relações étnico-raciais
Vários estudos e pesquisas desenvolvidos na área das relações étnico-raciais na escola revelam os prejuízos que crianças e adolescentes sofrem com as manifestações de racismo no cotidiano escolar, acarretando inúmeros prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre esses estudos podemos citar as pesquisas de: Cavaleiro (2001), que nos mostram resultados que comprovam a presença do racismo desde a educação infantil; Gonçalves (2007) e Santos (2007). Nesse sentido buscamos investigar quais atitudes e ações os professores tem desempenhado nas relações interpessoais com seus alunos, nas situações de conflitos ocasionadas pelo racismo em que seus alunos negros são vítimas: de percepção e combate, ou de silêncio e negação? Para atender tal questionamento, a presente pesquisa objetivou analisar as interações entre professor e aluno dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental na perspectiva da educação antirracista. A investigação foi desenvolvida numa escola pública de Educação Básica da rede municipal de ensino de Mossoró, tendo como participantes diretos da pesquisa, professores. Desse modo, por inserir-se no campo das relações humanas, consideramos a abordagem como sendo qualitativa e a natureza descritiva. Utilizamos para o levantamento de dados os procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, que de certo modo favoreceu a construção do referencial teórico que está fundamentado nas contribuições de: Munanga (2019), Gomes (2017), Arendt (2012), Fernandes (2017), Candau (2003), Schwarcz (1998), Freire (2002), Morin (2000), dentre outros. As técnicas que utilizamos para construção dos dados, na qual julgamos serem apropriadas para pesquisa educacional foram: observação sistemática e entrevista semiestruturada. A leitura e análise de conteúdo dos dados da entrevista com os professores demonstraram certa resistência no que diz respeito às discussões sobre racismo no ambiente escolar. E que muitas estratégias e conceitos construídos com o objetivo de negar o racismo permanecem no imaginário de muitos profissionais de educação, dificultando muitas vezes a percepção e o combate ao racismo no espaço escolar.