Banca de DEFESA: MIRLÂNDIA MENDES DE VASCONCELOS RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: MIRLÂNDIA MENDES DE VASCONCELOS RODRIGUES DA SILVA
DATA: 06/12/2021

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO: NARRATIVAS DE SUPERVISORES DO PIBID/PEDAGOGIA

Experiência formativa. Subjetividade e Ensino. Escola Pública. História Oral.

ÁREA: Educação

O panorama do ensino básico no Brasil, em especial o da formação de professores, tem sido objeto de muitas pesquisas, analisado por diferentes perspectivas e áreas do conhecimento. No país, uma das políticas públicas criadas no intuito de contribuir com a valorização do magistério foi o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo principal: tecer compreensões sobre o que pode o Pibid/Pedagogia/UERN (campus central) na formação e atuação de professores da rede básica, supervisores desse Programa. No tocante à revisão bibliográfica, para tratar sobre Pibid nos vestimos de teses e dissertações como: (Zaqueu, 2014); (Campelo, 2016); (Tizzo, 2019), além de documentos nacionais e locais. Nos estudos em torno da formação de professores e ensino dialogamos com: (Cruz, 2008); (Franco, Libâneo e Pimenta, 2007); (Freire, 1992); (Alarcão, 2011); (Gatti, 2010); (Tardif, 2014), entre outros nomes que ocupam destaque no campo da educação. Como caminho metodológico, a dissertação abraçou a História Oral, na perspectiva do GHOEM, e permitiu a produção de fontes históricas importantes para elaborar novas compreensões acerca do tema estudado. Em suma, este estudo nutrido de subjetividades e experiências, considerou a narrativa, o diálogo e a memória como elementos fundamentais para chegarmos a compreensão de que a parceria (universidade-escola pública) por meio do Pibid/Pedagogia oportunizou para as cinco professoras da rede básica, retomar os estudos, bem como aprender a escrever academicamente, construir artigos científicos, compartilhando as atividades que desenvolviam em sala de aula de forma sistematizada, pois no período da formação universitária, que se deu na década de 1990, não tiveram essa base, com isso puderam repensar os processos de ensino na escola, de autoavaliar-se e perceber suas potencialidades num processo indissociável ao que abraçamos como formação.

Externo à Instituição - ALEXSANDRO COELHO ALENCAR - URCA
Externo à Instituição - HELOISA DA SILVA - UNESP