POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: AGSNEIDE SIMONE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGSNEIDE SIMONE DA SILVA
DATA: 20/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

DESAFIO DA DOCÊNCIA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: AS TDIC´S E O ENSINO REMOTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências; TDIC; Ensino Remoto


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As novas dinâmicas que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) provocaram no ensino de ciências, diante o contexto do ensino remoto emergencial, foi desafiador para todos os docentes. A impossibilidade das aulas presenciais devido ao isolamento social, proposto pela Organização Mundial da Saúde, fez com quem as TDICs fizessem parte do dia a dia da educação. Diante a essa situação, a educação precisou se adequar ao ensino remoto com aulas online mediatizadas pelas TDIC, e a utilização desses recursos vem acarretando muitos desafios aos professores e alunos, principalmente àqueles que não têm conhecimentos de como utilizá-los e agregar essas tecnologias à sua didática cotidiana. Diante do exposto, essa pesquisa visa analisar as práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental II frente ao uso das TDICs, dentro do contexto das aulas remotas no ensino de ciências, e a forma como elas influenciaram suas práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se, inicialmente, pela pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, para analisar o material disponível na literatura. Para as próximas etapas, iremos utilizar questionários online e entrevistas semiestruturadas aplicadas em meio digital. Nosso público-alvo serão os professores de ciências do Ensino Fundamental II de uma escola localizada na cidade de Mossoró/RN. Até o momento, a pesquisa possibilitou compreender que cabe ao professor reconhecer a importância e a necessidade do aperfeiçoamento do uso das TDICs ao ensino de ciências, no cotidiano de sua prática pedagógica em interação com as aulas remotas que estão sendo utilizadas nesse período de pandemia aliando o ensino de ciências ao ensino remoto. Na contemporaneidade o papel do professor não é mais o de transmissor do conhecimento, mas de mediador, um profissional capaz de traçar estratégias que permitam aos alunos a pensarem e agirem de forma autônoma crítica e reflexiva a ciência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN
Presidente - 668.331.753-49 - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Notícia cadastrada em: 03/12/2021 11:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03