Ensino Médio em Tempo Integral: Recontextualização do currículo na perspectiva docente
Escola em tempo integral. Currículo. Ensino Médio. Docente
O presente trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar a recontextualização do currículo, na perspectiva docente, na escola de ensino médio em tempo integral no estado do Ceará. Como objetivos específicos pretende-se: 1. Historicizar os caminhos da educação em tempo integral no Brasil e no Ceará. 2. Discutir a política educacional das escolas de ensino médio em tempo integral a partir da abordagem do ciclo contínuo de políticas. 3. Compreender o estado da arte das escolas de tempo integral no Brasil. Para realização do trabalho, utilizou-se como base teórica, o ciclo de políticas de Ball e Bowe (Bowe et al., 1992), que nos faz compreender que o contexto da prática é onde a política está sujeita à interpretação e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Também nos apoiamos em estudos realizados por Macedo e Lopes, que refletem sobre a articulação e recontextualização do currículo, dentro do contexto da escola. Para construção da pesquisa, utilizaremos, além da abordagem teórica, a análise dos documentos oficiais que norteiam a política da escola de ensino médio em tempo integral e entrevista semiestruturada com os docentes da escola em análise. A pesquisa propõe contribuir com a visão teórica pós-estruturalista, buscando entender como as práticas docentes contribuem para a construção e recontextualização do currículo na política das escolas em tempo integral do estado do Ceará.