Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA RAQUEL DE ANDRADE BRITO

DISCENTE: MÔNICA RAQUEL DE ANDRADE BRITO
DATA: 11/11/2021
LOCAL: google meet

A interdisciplinaridade na educação em tempo integral do estado do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave: currículo, interdisciplinaridade, educação integral.

ÁREA: Educação

Nossa pesquisa tem como objetivo analisar a recontextualização da interdisciplinaridade do Programa de Educação em Tempo Integral do Rio Grande do Norte no contexto da prática, perpassando pelos seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar estado do conhecimento sobre as práticas interdisciplinares na educação básica; 2. Discutir o conceito de interdisciplinaridade na educação básica nos documentos curriculares para o ensino médio e 3. Analisar, na perspectiva dos professores, como a interdisciplinaridade se constrói no espaço escolar. Como meio para responder aos objetivos aferidos realizaremos uma pesquisa de cunho qualitativo, de natureza básica e percorremos o seguinte caminho metodológico: iniciamos com levantamento bibliográfico para o estado do conhecimento, análise dos documentos oficiais para o ensino médio e entrevistas semiestruturadas. No estado do conhecimento procuramos mapear e perceber práticas interdisciplinares desenvolvidas na educação básica, em seguida discutimos o conceito de interdisciplinaridade nos documentos oficiais para o ensino médio e por fim faremos entrevistas semiestruturadas no intuito de compreender a recontextualização da interdisciplinaridade na perspectiva dos professores. Para tanto, nos aproximamos do aporte teórico o ciclo de políticas de Ball e Bowe (2016) que nos auxilia pensar a política como processo que é diverso e formulado em diferentes níveis de compreensão e tradução, traçado por influências econômicas e sociais das instituições, pessoas e interesses. Compreendemos a política de currículo como texto e discurso, nunca entendidos de forma isolada e sempre sujeitos aos contextos, incorporando os sentidos por onde transitam. Também nos apoiamos no entendimento de recontextualização por hibridismo a partir das concepções Lopes, Cunha e Costa (2013) que nos permite compreender como os sujeitos e as instituições se articulam na formulação de políticas no contexto escolar. A partir do até aqui pesquisado, mesmo sem concluir a pesquisa, nos foi possível entender que a política está para além da implementação dos documentos oficiais tais como são escritos, para além da implementação, superando a análise voltada para o aparato formal do estado que entende a política como processo linear.

Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN