POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANNA PAULA PINTO MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANNA PAULA PINTO MOREIRA
DATA: 17/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O ENSINO DA ORALIDADE POR MEIO DE EXPOSIÇÕES ORAIS ESCOLARES: SUGESTÕES DE TRABALHOS PARA PRODUÇÃO ORAL EM SALA DE AULA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica; Ensino; Oralidade; Implicações Práticas.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O complexo contexto das escolas públicas é contornado de diversas necessidades. Nesse cenário, o ensino sistemático da oralidade é dessas precisões ainda vigente, visto que a escola de Educação Básica negligencia a modalidade oral da língua, supervaloriza a escrita e outros conhecimentos linguísticos. Tal pensamento coaduna para a continuidade e perpetuação de estratégias didáticas tradicionais que ainda são perceptíveis, o que pode prejudicar a atuação dos discentes em situações orais e formais. Nesse sentido, buscamos, mediante nosso objetivo geral, analisar como a oralidade pode ser trabalhada nas exposições orais a partir dos entraves enfrentados pelos alunos nas atividades científicas e culturais das escolas da Educação Básica, visando à produção de um manual didático destinado aos professores de áreas diversas de ensino. A partir deste propósito, buscamos identificar os entraves enfrentados pelos discentes da Educação Básica no tocante às vivências escolares e planejar metodologias destinadas ao ensino da oralidade, a partir dos entraves enfrentados pelos alunos durante a produção das mesmas condições comunicativas, a fim de criar um manual direcionado aos docentes das escolas de Ensino Básico. Para tanto, fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de oralidade desenvolvidos por Marcuschi e Dionísio (2005) Marcuschi (2010), Ferrarezi e Carvalho (2018), e Forte-Ferreira (2014). Sobre a questão do gênero, atentamos aos estudos de gênero de Barbosa e Rojo (2015) e Bezerra (2017) assim como Travaglia (2017), no que concerne ao gênero oral. Além disso, fundamentamo-nos, entre outros preceitos, nos princípios de Ferrarezi (2014) acerca do silenciamento observado na escola e a questão da exposição oral conforme Gomes-Santos (2014). Para o levantamento de dados desta pesquisa qualitativa, recorremos à utilização de um formulário online aplicado inicialmente como um teste piloto com 16 alunos da terceira série de uma escola estadual no interior do Rio Grande do Norte. Com os primeiros dados observados, podemos apontar as necessidades e percepções dos participantes e avaliar a própria ferramenta aplicada. Após as adequações do referido instrumento, faremos a aplicação ampla dele nas demais séries do Ensino Médio da escola selecionada. Com isso, propomos contribuições práticas para o ensino sistematizado e contínuo da oralidade mediado pela sugestão do material didático.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Interno - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Interno - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 10/11/2021 11:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01