Banca de DEFESA: SILÉSIA MARIA SALES PASSOS

DISCENTE: SILÉSIA MARIA SALES PASSOS
DATA: 12/11/2021
LOCAL: PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET.

ATUAÇÃO DOCENTE PARA SUPERAÇÂO DA VIOLÊNCIA NO CONTEXTO DA PRÁTICA: construindo uma cultura de paz na escola.

ATUAÇÃO. VIOLÊNCIA ESCOLAR. CONTEXTO DA PRÁTICA. CULTURA DE PAZ.

ÁREA: Educação

O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação docente na superação da violência no contexto de suas práticas em uma escola de ensino médio no estado do Rio Grande do Norte. Para isso usamos a base teórica de Ball e Bowe (1992) referenciado por Mainardes (2006) e Lopes e Macedo (2011), para compreendermos atuação adentramos os estudos de Ball, Maguire e Braun (2016) ao trazerem os professores os verdadeiros atores do processo político para a discussão das políticas educacionais. Para esse fim nossa premissa foi buscar nos relatos dos docentes da escola pesquisada como atuam para superar a violência escolar. Dessa forma os relatos nos mostram que os professores atuam com as condições vivenciadas na escola, criando diversas formas de atividades e ações recriando, transformando e dando sentidos as suas práticas na superação da violência por uma construção de uma cultura de paz na escola.

Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN