POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IZADORA RIBEIRO DE MEDEIROS

DISCENTE: IZADORA RIBEIRO DE MEDEIROS
DATA: 11/11/2021
LOCAL: Vídeoconferência

O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO DE QUALIDADE

Ensino de História. Filme como recurso didático. Ensino de qualidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este trabalho discute o uso dos filmes pelos docentes como recurso didático visando um ensino de História de qualidade. Sendo assim, traz como questão: quais as concepções docentes sobre o uso dos filmes para a qualidade do ensino de História? O questionamento tem como objetivo geral analisar as concepções docentes sobre o uso dos filmes no ensino de História visando um ensino de qualidade. Este objetivo é acompanhado pelos seguintes objetivos específicos: a) inventariar, por meio das produções acadêmicas, as pesquisas que discutem sobre o filme no ensino de História; b) refletir sobre a relevância da leitura crítica dos filmes e c) discutir a atuação dos professores no contexto da prática com a utilização dos filmes. Para a análise desse trajeto, utilizamos como aporte teórico a abordagem do Ciclo de Políticas estudado por Ball e Bowe (1992, 2016), referenciado por Mainardes (2006, 2007), traçando discussões em três principais contextos: o da influência, o da produção de texto e o da prática. Entendemos que o ensino de História faz parte das políticas curriculares gerais e que o filme pode ser um recurso didático que visa a qualidade do ensino e, por isso, é incluído nas atividades que se referenciam no contexto da prática. Sendo assim, o conceito de qualidade de ensino e currículo será centrado em estudos de Lopes (2012) segundo os quais esta conceituação é construída e significada em diferentes momentos por meio das demandas de um determinado grupo social. Para compreender a atuação docente, adentramos aos escritos de Ball, Maguire e Braun (2016) que traçam os professores como atuantes no processo político. Para compreendermos definições sobre audiovisuais, filme, cinema, documentário e ensino de História dialogamos com os autores Chauí (1997), Napolitano (2009), Fonseca (2009), Cipolini (2008) e Ferro (1992). Trata-se de uma pesquisa realizada de forma remota em razão do isolamento social gerado pela pandemia de Sars-CoV-2 (COVID-19) enfrentada nos anos de 2020 e 2021. Este estudo foi realizado com professores da disciplina de História de uma escola da rede estadual de Mossoró/RN acerca de suas concepções sobre o uso dos filmes para a qualidade do ensino de História. Fizemos uso de metodologia de cunho qualitativo, cujos principais instrumentos aplicados foram a pesquisa bibliográfica, com leituras de teóricos sobre nosso objeto de estudo, pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Projeto Político Pedagógico (PPP), além de entrevistas com os docentes da escola pesquisada.

Externo à Instituição - ANDRE VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA - UERN
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Notícia cadastrada em: 08/11/2021 11:14