O REFLEXO DE NARCISO: INTERDISCIPLINARIDADE EM QUESTÃO
Pedagogia Histórico-Crítica. Ensino. Interdisciplinaridade. Formação docente.
A presente Dissertação é resultante de uma pesquisa conceitual e bibliográfica, tendo como objetos de exame os documentos orientadores e normativos que regem o Posensino, assim como as dissertações de conclusão dos mestres formados. O que se busca é evidenciar, para os envolvidos com o Programa, bem como para os demais pesquisadores em educação e ensino pelo país afora, eventuais limites e contradições existentes nos processos de formação docente regulados pela fundação Capes. Trataremos de analisar a fundo e julgar a pertinência da proposta “interdisciplinar” para a promoção de uma práxis educacional transformadora. Nosso ponto de vista é o da luta de classes, razão pela qual defendemos um ensino público contra-hegemônico para a classe trabalhadora, mediante os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Os principais teóricos a serem mobilizados na ampla análise que vem sendo empreendida são da vertente marxista. A fábula de Narciso será aqui lembrada como ilustração do reflexo da pesquisa sobre si mesma, como crítica e como autocrítica.