Banca de QUALIFICAÇÃO: DEIDIANE DE ALMEIDA SANTOS SOUZA

DISCENTE: DEIDIANE DE ALMEIDA SANTOS SOUZA
DATA: 19/10/2021
LOCAL: Virtual, pelo Google Meet

O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA RURAL DO RN: PLANEJAMENTO PARA SALAS MULTISERIADAS

Ensino de Matemática. Planejamento Docente. Salas Multisseriadas. Educação do Campo.

ÁREA: Educação

A pesquisa se refere a um estudo que tem como foco o ensino de matemática na Escola do Campo. A investigação se deu em torno do planejamento docente para turmas multiseriadas numa escola da comunidade rural da cidade de Areia Branca no estado do Rio Grande do Norte. O estudo tem como objetivo, investigar como se dá o planejamento das aulas de matemática numa escola de salas multiseriada, da zona rural na cidade de Areia Branca/RN. Pretende-se averiguar o contexto das salas, os conteúdos priorizados e a abordagem metodológica para o ensino de matemática. O encaminhamento metodológico da pesquisa pauta-se em abordagem qualitativa, cujos procedimentos envolvem revisão de literatura e aplicação de questionários às professoras polivalentes responsáveis por turmas multiseriadas que ensinam Matemática em escolas do campo em areia Branca-RN. A escolha pela aplicação de questionário se deu pela impossibilidade de realização de entrevistas. A pesquisa é considerada como estudo de caso, visto que a investigação se dá em apenas uma escola da comunidade de Serra Vermelha. A pesquisa está em fase de análise dos dados coletados, pois o distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 nos levou a atrasar a busca pelos professores/colaboradores da pesquisa.

Presidente - 242.589.384-91 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN