O GÊNERO DOCUMENTÁRIO NA SALA DE AULA: O PODER SEMIÓTICO NAS PRODUÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Documentário; Multimodalidade; Audiovisual
Por meio de uma visão particular do mundo, o documentário é uma representação de um ponto de vista ou contestação social que emerge através de uma voz construída mediante a combinação de modos semióticos próprios aos gêneros audiovisuais. Diante disso, traçamos como objetivo de nosso estudo, desenvolver um plano didático com o gênero documentário, considerando os elementos formais ensináveis. Para tanto, analisamos os documentários ganhadores da Olímpiada de Língua Portuguesa no ano de 2019 à luz da abordagem da Multimodalidade e da linguagem audiovisual, mapeando seus elementos sociossemióticos e descrevendo os elementos ensináveis desse gênero. Tomamos como base teórica os conceitos de Nichols (2005) acerca do documentário e a voz do documentário, os estudos de Kress e Van Leeuwen (2001) sobre multimodalidade, e Melo (2019), que trata sobre as unidades básicas da linguagem audiovisual. Por fim, apresentamos uma proposta de ensino com o gênero documentário para professores de língua portuguesa que orienta de forma simples e didática a prática da produção documental, instiga práticas que formalizam o trabalho com tecnologias digitais em sala de aula, e oportuniza a experiência de mobilização de conhecimentos sobre a relação de diferentes semioses na construção de sentidos em um texto.