ENTRE A FANTASIA E A REALIDADE: O ROLE PLAYING GAME COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
RPG, ensino, narrativa e Geografia
Dentro do contexto atual da educação é perceptível o quanto a tarefa da docência está se tornando difícil, haja vista o conflito de interesses entre professores e alunos em relação às atividades e o fazer docente em sala de aula. Com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem percebemos que os professores estão em uma busca contínua por novas abordagens e metodologias que utilizem os mais variados recursos pedagógicos com a finalidade de melhorar o seu fazer docente. Frente a essa realidade o presente trabalho tem como objetivo propor a utilização do Roly Playing Game enquanto estratégia metodológica nos anos finais do ensino fundamental na disciplina de Geografia e fazer uma análise da percepção dos professores colaboradores acerca da estratégia metodológica. Do ponto de vista metodológico este é um trabalho de natureza qualitativa, basear-se-á em uma revisão bibliográfica, experiência empírica e entrevistas com docentes da rede pública de ensino tanto da esfera municipal quanto estadual. Outro aspecto que é necessário salientar em relação ao texto é que está escrito em narrativa, a opção por este tipo de escrita encontra-se intrinsicamente relacionado com o nosso objeto de estudo o RPG que se desenvolve em torno de estórias narradas, desde modo podemos relacionar forma e conteúdo. No que se refere ao aporte teórico, o trabalho teve como base os estudos de Morin (1996, 2000, 2009, 2011, 2015) para compreendermos um pouco sobre a questão da complexidade, o processo educacional de acordo com essa linha de pensamento. Utilizamos os estudos de Freire (2015) para abordamos as questões relacionado a uma educação libertadora e emancipatória. Já autores como Braga (2000), Jackson (1994), Pavão (2000), Macarto (1996), Rocha (2006), Rodrigues (2004) e Varques (2008) auxiliaram na compreensão do que é o RPG e o seu potencial pedagógico. Para o desenvolvimento da pesquisa confeccionei um jogo de RPG intitulado de A selva urbana entre a fantasia e a realidade em conjunto com uma sequência didática, esse jogo e a sequência didática foi submetida a uma análise realizada por 5 professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental-II da rede pública de ensino da microrregião de Pau dos Ferros/RN. Os resultados demonstram que a estratégia metodológica em curso é viável e factível de ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem, pois promove a reflexão e o pensamento crítico, o que permite novos caminhos na trilha de uma educação de qualidade.