MULHERES POTIGUARES NO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL, NA EDUCACAO BÁSICA, EM MOSSORÓ-RN
história local; Mulheres; Ensino de História; livro didático
A escrita da História possui uma diversificada paleta de questões, teorias, abordagens, fontes a partir de seus recortes temáticos e temporais. No espaço acadêmico em geral, existe uma gama de produções sobre as atuações e o lugar das mulheres na História e a forma como são representadas. Nesta dissertação, iremos investigar como a temática sobre as mulheres é abordada no ensino de História Local, na Educação Básica, da cidade de Mossoró -RN, a partir da análise se imagens veiculados nos Livros didáticos. Para atingir esse objetivo, faremos um levantamento dos materiais imagéticos presentes nos livros didáticos de História do 9º ano, de três Editoras diferentes, acerca das mulheres. A análise das imagens será feita a partir de uma crítica documental à luz da Historiografia da História Local. Concluímos que os estudos acerca das mulheres potiguares ainda estão em construção, percorrem passos lentos e que necessitam ser revalorizados como conteúdos da disciplina de História, para que as personagens femininas locais sirvam de inspiração para a manutenção da dignidade e direitos das mulheres