EDUCAÇÃO E INSTAGRAM: MULTILETRAMENTOS, PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DE LIBRAS
LIBRAS; INSTAGRAM; ENSINO; MULTILETRAMENTOS
Os avanços tecnológicos possuem influência direta nas formas de comunicação social, em meio a eles temos a internet e os vários espaços que surgem mediante a nossa necessidade humana de compartilhar informações. Os Sites de Redes Sociais são exemplos desses espaços, mesmo criados inicialmente com propósitos da esfera de entretenimento, hoje fazemos o uso desses para diversos fins, como a aprendizagem de uma nova língua. O Instagram é um desses SRS, sendo que através de uma busca nos perfis cadastrados na rede que atualmente é uma das mais usadas no mundo, podemos encontrar usuários que criaram o seu login para um fim educativo: a produção de conteúdos que propõe ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma natural. Diante disso e da presença de muitos seguidores nesses perfis, o objetivo geral deste trabalho é investigar possibilidades de ensino de Libras via Instagram, considerando as práticas de linguagem que ali se materializam para esse fim e a descrição dessas práticas. Nossos objetivos específicos são identificar as práticas de linguagem mais abordadas nas postagens disponibilizadas em três perfis de professores no Intragram; e descrever como essas práticas de linguagem se organizam e são apresentadas nas postagens. Para isso, partiremos de uma base teórica que engloba como base os gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016); os multiletramentos (ROJO; MOURA, 2019); e cultura surda (STROBEL, 2008). Nossa pesquisa se caracteriza como sendo exploratória e qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), sendo que o universo de pesquisa são três perfis de professoras de Libras que possuem muitos seguidores e interações em suas postagens no Instagram. A nossa coleta de corpus aconteceu numa quinzena do mês de abril de 2021, através da seleção das postagens com mais de 40 comentários, já que a análise das curtições não é mais permitida. Após esse mapeamento, criamos pastas que organização estes gêneros em categorias que se amparam no estilo, conteúdo e forma, analisando algumas estabilidades com base nas categorias bakhtinianas. Através disso, identificamos quais as práticas de linguagem estão sendo mais recorrentes nos três perfis e suas características. É notável que os conteúdos com mais interações são que estão sendo realizados em formas de vídeos, fazendo uso da Libras juntamente com o português na modalidade escrita e oral, assim como, a recorrência dos conteúdos abordados que prezam por contextos não acadêmicos de uso e que são comunicações que não fazem uso de um ambiente formal de ensino. Através da pesquisa, iremos refletir sobre o ensino de línguas em SRS e quais são as características mais presentes nessa prática, com isso, poderemos ajudar professores que trabalham com o ensino da Libras na sala de aula regular, em virtude de ser uma área ainda recente academicamente