Banca de DEFESA: RUBSON GOMES MARTINS RAMOS

DISCENTE: RUBSON GOMES MARTINS RAMOS
DATA: 29/07/2021
LOCAL: Virtual pela plataforma meet

A ESCOLA NORMAL DE MOSSORÓ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO OESTE POTIGUAR ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970

Escola Normal de Mossoró, Formação de professores, Documentos históricos.

ÁREA: Educação

A pesquisa teve como objetivo compreender como ocorreu a formação de professores na Escola Normal de Mossoró entre as décadas de 1960 e 1970. Escolhemos esse período por se tratar de uma época mais recente da Escola Normal, ainda não explorada, e por conseguirmos encontrar uma quantidade relativa de documentos. Para atingirmos nosso objetivo principal apresentamos um breve histórico sobre o contexto de criação das Escolas Normais no Brasil e os aspectos sociais e políticos que proporcionaram sua vinda para Mossoró-RN, registramos documentos históricos importantes com o intuito de que sejam úteis para a realização de futuras pesquisas, e de que não se percam com o passar do tempo e má conservação. Destacamos, por meios das fontes documentais, aspectos relacionados a formação de professores com ênfase nos documentos encontrados da Escola Normal de Mossoró-RN de 1960-1970, no Programa de Ensino Primário Elementar (1968) referente a disciplina matemática e em alguns compêndios usados na época, visando traçar o perfil que a Escola pretendia preparar para o ensino primário. Para a realização do estudo, adentramos ao campo da pesquisa qualitativa, de cunho documental e bibliográfico. Visitamos órgãos públicos como a Biblioteca Municipal de Mossoró, o Museu Municipal, o arquivo Público e prédios antigos onde funcionaram a Escola Normal. Abordamos algumas teorias fundamentais para a exequibilidade dessa pesquisa, como o conceito de escola, educação, currículo escolar, implantados no campo da história cultural. Como resultado, a pesquisa evidenciou que a Escola Normal foi muito importante na formação de professores do ensino primário, a década de 1960, proporcionou várias mudanças para a educação no contexto local, uma delas a forma como se enxergava o processo de ensino-aprendizagem, considerando as dificuldades de aprendizagem, experiências das crianças e suas necessidades. E, novas metodologias foram implantadas baseadas na contextualização e vivências dos alunos. Consequentemente, incluindo em seu currículo, disciplinas com viés didático-pedagógico. Por fim, concluímos que a Escola Normal de Mossoró tinha uma forma própria de educar, de planejar, assim como outros institutos escolares desse período, produzindo sua identidade, a partir da sua relação interna (professores, alunos, gestores) e sua relação externa (família, sociedade).

Externo à Instituição - FERNANDO GUEDES CURY - UFRN
Presidente - 242.589.384-91 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN