Banca de DEFESA: WILLIA BARBOSA DE MENEZES

DISCENTE: WILLIA BARBOSA DE MENEZES
DATA: 27/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE DOCENTES DO CAMPO

Educação do campo; classes multisseriadas; práticas de ensino; narrativas docentes.

ÁREA: Educação

O presente estudo vincula-se à Linha de Ensino de Ciências Humanas e Sociais por tratar-se das práticas de ensino de docentes em escolas multisseriadas rurais, caracterizadas como uma forma de organização composta por estudantes de série/ano e faixas etárias distintas numa mesma sala de aula, sob a orientação de um único docente. Diante da heterogeneidade presente nas turmas multisseriadas questionamos: de que maneira os docentes das classes multisseriadas, localizada na zona rural do munícipio de Caraúbas, estado do Rio Grande do Norte, lecionam, considerando as suas práticas de ensino e suas estratégias didático-metodológicas? Busca-se responder tal problemática, a fim de alcançar o objetivo geral que é o de caracterizar o fazer docente em classes multisseriadas na cidade de Caraúbas/RN. Para alcançar o objetivo proposto, lançamos três objetivos específicos que são: a) identificar as práticas de ensino adotadas pelos professores que lecionam em turmas multisseriadas; b) descrever as estratégias didático-metodológicas utilizadas por docentes em classes multisseriadas e; c) analisar como são desenvolvidas as atividades didáticas frente ao ensino remoto nas turmas multisseriadas no período pandêmico. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada nos princípios de Lüdke e André (1986) e Richardson (1999), seguindo o método autobiográfico em educação respaldado em Ferrarotti (2010; 2014), Passeggi (2010; 2011), Josso (2009; 2010) e Delory-Momberger (2012). Como instrumento para construção dos dados, adotamos as entrevistas narrativas guiadas pelas concepções de Jovchelovitch e Bauer (2002). Participaram quatro docentes que lecionam em turmas multisseriadas no Ensino Fundamental - anos iniciais (1° ao 5° ano). Do ponto de vista teórico, dialogamos com alguns autores que se pautam no que concerne às classes multisseriadas tais como: Hage (2006; 2014); Amiguinho (2008); Souza (2012), dentre outros; e no que versa a educação do campo, respaldamos nos pressupostos de Molina (2002); Caldart (2001) e Arroyo (1999; 2001). Quanto aos resultados obtidos, destacamos: as narrativas permitiram, inicialmente, que os/as professores/as refletissem os caminhos trilhados para se tornar docente, revelando os laços com a comunidade rural, as experiências, motivações e os sentimentos que os guiaram até à docência, lançando um olhar mais profundo sobre as suas próprias histórias. No tocante das práticas de ensino, identificamos que a presença da prática colaborativa, que permite aos docentes reconhecer a heterogeneidade dos estudantes de idades e níveis de escolaridade diferentes possibilitando a aprendizagem de maneira integrada, a partir da ajuda mútua. Outra prática recorrente empregada pelos docentes para reconhecer as raízes culturais dos sujeitos que vivem no campo é a prática de ensino contextualizada. Nas narrativas, os docentes explicitam as principais estratégias utilizadas na organização multisseriada, dentre eles, os jogos pedagógicos, projetos didáticos interdisciplinares e os livros didáticos, de modo a integrar o contexto rural com a heterogeneidade presente nos espaços multisseriados. E por fim, os docentes teceram desafios, superações e alcances frente a pandemia no formato de ensino remoto emergencial.

Externo ao Programa - 1583297 - KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN