POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO VINICIUS COSTA BARBALHO

DISCENTE: BRUNO VINICIUS COSTA BARBALHO
DATA: 30/06/2021
LOCAL: Google meet

METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Ensino de Matemática; Formação Inicial de Professores; Metodologias Ativas.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

As transformações ocorridas na sociedade modificaram as relações sociais e, consequentemente, as instituições de ensino, é a partir dessas mudanças que adentramos nos métodos de ensino. A sala de aula não é um ambiente estático, existe a necessidade de transformação das metodologias de ensino frente as novas demandas em mundo globalizado. Esta pesquisa aborda o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática por professores em formação, sendo mobilizado por meio da implantação de um curso que exige a aplicação dos conceitos em conteúdos da Matemática. O objetivo desta pesquisa é analisar as influências do curso de formação complementar “O uso das metodologias ativas no ensino de Matemática” na formação inicial de professores de Matemática. Tem ainda por objetivos específicos: a) Identificar a compreensão de ensino dos alunos do curso de licenciatura em Matemática; b) Compreender o entendimento das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação dos sujeitos da pesquisa; c) Analisar as percepções dos alunos do curso de licenciatura em Matemática acerca do uso das metodologias ativas no ensino de Matemática. Para tanto, se realizará uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, conduzida no IFRN, em uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Norte. Como instrumentos para coleta de dados para obter o material empírico e em consonância com os objetivos da pesquisa, será realizado entrevistas semiestruturadas; a aplicação de pré-questionário e pós-questionário; e a apresentação, em conjunto de plano de aula, da aplicação de um método ativo na matemática pelos alunos em formação do curso Licenciatura em Matemática.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC