POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DORGIVAL BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DORGIVAL BEZERRA DA SILVA
DATA: 14/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O GÊNERO MASCULINO NA DANÇA: REFLEXÕES PARA O ENSINO NA ESCOLA A PARTIR DE INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS AO CORPO, GÊNERO E CULTURA


PALAVRAS-CHAVES:

Dança escolar. Gênero masculino. Cultura corporal. Ensino


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

O presente texto dissertativo busca problematizar acerca das relações de gênero na dança escolar com vistas nas definições sociais construídas e reproduzidas no espaço educacional, refletindo ainda sobre algumas posturas discriminatórias atreladas à essas práticas corporais no contexto do ensino. Para tanto, definimos como objetivo geral compreender as interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura, no processo de constituição dos sujeitos homens dançarinos, e as suas contribuições para o ensino na escola a partir do estudo com grupos focais. Os objetivos específicos da pesquisa, potencialmente procedimentais, consistem em identificar os fenômenos socioculturais ligados às questões de gênero na dança que, segundo os sujeitos colaboradores, estão relacionados ao contexto escolar; discutir acerca dos principais preconceitos relacionados às questões de gênero enfrentados por homens dançarinos e como esses preconceitos são vivenciados nas práticas escolares onde a dança está inserida como proposta de ensino; descrever as reinterpretações sobre homem, corpo, gênero e dança, construídas pelos sujeitos da pesquisa; e, refletir sobre as questões relativas ao gênero masculino na dança escolar e as suas contribuições para o ensino. Este estudo apresenta-se na abordagem qualitativa, inserida na perspectiva da fenomenologia hermenêutica (MINAYO, 2008; MEDEIROS & ROCHA FILHO, 2016), visto a sua adequação aos estudos ligados às interpretações dos fenômenos. Identifica-se, ainda, como uma pesquisa do tipo descritiva-exploratória, tencionando a imersão aprofundada em um contexto próprio da investigação a fim de descrever, analisar e interpretar suas causas e consequências (RICHARDSON, 2017). Portanto, a pesquisa propõe construir reflexões que aproximem a instituição escolar das discussões sobre corpo, gênero, arte e cultura corporal, que embora sejam muito necessárias ao contexto do ensino, aparecem desarticuladas das práticas curriculares, segundo apontamentos de estudos anteriores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA - UFRN
Presidente - 3141860 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02