Banca de DEFESA: ANDRÉIA LOURENÇO DOS SANTOS

DISCENTE: ANDRÉIA LOURENÇO DOS SANTOS
DATA: 22/06/2021

A LEITURA LITERÁRIA DE DISCENTES NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UERN

Leitura literária. Biblioteca universitária.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A leitura de textos literários pode ser considerada uma das melhores formas para se trabalhar com a linguagem humana, em qualquer etapa do ensino formal. Muito se tem investigado sobre as práticas de leitura literária no ensino fundamental e médio, então, buscamos em nossa pesquisa resgatar a leituras de textos literários em universitários como forma de estimular sua criatividade, imaginação, abrir novos horizontes interpretativos e auxiliar o processo de entendimento de suas leituras técnicas e de sua capacidade cognitiva de expressão linguística oral e escrita. Para tal, evocamos a responsabilidade da Biblioteca Universitária como promotora de atividades culturais e intelectuais, em especiais às de leitura, para disseminar a Literatura para os futuros professores de qualquer área de ensino. Nossa pesquisa voltou-se para a análise da Biblioteca Universitária como local para promoção da prática da leitura literária. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Brito (2014, 2016), Milanesi (1983, 2013), Silva (1995, 1997, 1998, 2009), Souza (2005), Santos (2010), para entender a necessidade em se trabalhar com leitura na universidade coadunaremos com as visões de leitura de Silva (1995, 1997, 1998), Freire (1983), Chartier (1998, 2009), Pontes (2012), Pontes e Azevedo (2017) Santaella (2014), Colomer (2007), Manguel (2017), Jouve (212), entre outros. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa (BOGDAN e BIKLE, 2010), uma vez que nosso interesse foi analisar a realidade da leitura literária realizada por universitários, no contexto da biblioteca, buscando compreender os motivos de sua realização ou falta dela. Os sujeitos investigados foram os discentes dos cursos de licenciatura do Campus Central e os servidores da biblioteca central. Empregou-se a análise documental de fonte de dados primárias (GIL, 2002), buscando identificar o acervo disponível, bem como a quantidade de empréstimos de obras literárias realizada o ano de 2019; além da análise dos documentos oficiais que regem o funcionamento da biblioteca na IES. Para verificarmos a visão dos estudantes e dos servidores quanto a ser ou não um leitor, a sua percepção quanto à leitura literária na universidade e o papel da biblioteca nesse contexto, aplicamos um questionário abordando vários itens ligados à problemática analisada, constituído por perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas destinadas a coletar as opiniões pessoais de cada um. Nossos achados mostram-se potencialmente positivos, uma vez que existem ações de incentivo à leitura literária sendo desenvolvidas pela biblioteca investigada e os discentes revelam-se abertos a realizarem mais esse tipo de leitura, bastando que haja, da parte da biblioteca a institucionalização, expansão e divulgação dos projetos de leitura, sejam de sua autoria ou em parcerias com os departamentos acadêmicos.

Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN