PERFIL CONCEITUAL DE FORÇA: UMA ANÁLISE DAS INETRAÇÕES DISCURSIVAS EM SALA DE AULA COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Perfil conceitual de força. Metodologias ativas. Unidades de aprendizagem ativa. Análise do discurso em sala de aula.
A noção de perfil conceitual proposta por Mortimer (1995) nos permite interpretar um determinado conceito de diversas formas, estas são chamadas zonas do perfil conceitual. Nesse sentido, a presente pesquisa busca analisar a evolução do perfil conceitual de força de alunos de primeira série do ensino médio quando submetidos a uma sequência didática baseada em metodologia ativa no discurso de sala de aula. Para tanto, o modelo de perfil conceitual será integrado à ferramenta da estrutura analítica do discurso idealizada por Mortimer e Scott (2002; 2003) e aplicada por Amaral e Mortimer (2007), possibilitando para este estudo o acompanhamento das interações e da dinâmica do perfil conceitual, apresentadas pelos alunos participantes, a partir da avaliação de suas zonas do perfil ao longo da produção e troca dialógica de significados do conceito em questão. A coleta de dados será feita por meio de questionários (pré e pós-testes) que serão categorizados de acordo com as oito zonas do perfil conceitual de força estabelecidas por Radé (2005), anotações em diário de bordo em virtude das observações feitas durante as aulas e vídeo-gravações das aulas, que se desdobrarão em mapas de atividades, que contribuirão para a análise dos episódios de ensino. Portanto, com os resultados alcançados esperamos inferir se uma proposta de ensino baseada em metodologia ativa favorece as interações e a evolução do perfil conceitual do conceito físico de força em sala de aula.