Banca de QUALIFICAÇÃO: AUGUSTO CESAR TAVARES DA SILVA

DISCENTE: AUGUSTO CESAR TAVARES DA SILVA
DATA: 17/05/2021
LOCAL: Webconferência - Google Meet

Como se chega a ser o professor que se é: retalhos de formações e práticas de professores que mobilizam a arte no ensino de matemática

Formação de professor. Narrativas. Subjetividades. Ensino-aprendizagem.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa pretende elaborar compreensões sobre os processos de formações que levam o professor à mobilização das artes para propiciar o ensino de matemática no ensino fundamental na escola pública. Buscando romper com alguns estereótipos que colocam a matemática como disciplina puramente de cálculos numéricos, que pouco contribuem para a tomada de consciência no e com o mundo, investiga-se experiências desenvolvidas por professores do Ensino Fundamental que atuam no município de Fortaleza, capital do Ceará, visando compreender os processos que levaram os professores a tais práticas, bem como as potencialidades dessas iniciativas, principalmente no que se refere às possibilidades de melhoria do ensino de matemática. Para isso, faz-se um estudo narrativo e autobiográfico pautados metodologicamente pela História Oral e balizado pelos pressupostos presentes na abordagem qualitativa, buscando relacionar os processos de formação dos professores e suas práticas aos aspectos teóricos e práticos da educação matemática para possibilitar, quiçá, práticas incomuns de resistência à uma educação reprodutivista que impossibilita uma escola rica em criticidade.

Externo à Instituição - LUZIA APARECIDA DE SOUZA - UFMS
Presidente - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN