FORMAÇÃO DOCENTE DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR HISTÓRICO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA DA FE/UERN
Formação de professores; Educação matemática; Narrativas; Curso de Pedagogia
Este trabalho, que está em andamento, discute a importância da formação docente do pedagogo (a) que exerce a polivalência nos anos iniciais, em especifico para o ensino de matemática. Nessa esteira, nosso problema de pesquisa é: como o curso de licenciatura em Pedagogia da FE/UERN vem formando historicamente professores polivalentes para ensinar matemática nos anos iniciais? Para responder a esta pergunta, traçamos como objetivo geral analisar historicamente o processo de formação docente para atuar no ensino de matemática nos anos iniciais ofertado pelo curso de licenciatura em Pedagogia da FE/UERN, a partir de sua criação em 1966, e propomos como objetivos específicos: (a) elaborar uma contextualização histórica sobre a formação docente de pedagogos no Brasil; (b) verificar as concepções curriculares, e suas manutenções e alterações, ocorridas no decorrer dos anos no curso de Pedagogia da FE/UERN no que tange à formação para o ensino de matemática; e (c) elaborar uma narrativa histórica sobre o tema objeto de estudo. Para isto, traçamos discussões sobre a formação docente, possibilitando compreensões históricas do Brasil e suas (inter) relações com o curso de Pedagogia da FE/UERN e as relações presentes no currículo na formação deste profissional e o ensino de matemática. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e a partir da metodologia da História Oral trabalharemos a partir de referenciais bibliográficos e documentais e, notadamente, da produção das narrativas dos colaboradores que auxiliarão na produção de informações essenciais ao nosso estudo, cooperando para compressões do tema/objeto de estudo.