POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ DE ARAÚJO PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ DE ARAÚJO PINHEIRO
DATA: 09/06/2021
LOCAL: videoconferência

ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Formação leitora. Leitura literária. Educação. Jogos teatrais. Sequência básica.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

As discussões no tocante à formação leitora têm suscitado, cada vez mais, à necessidade de novas práticas metodológicas no contexto de sala de aula. Nesse sentido, entende-se que o pedagogo, mestre que tece os saberes iniciais no contexto escolar, na vida da criança, deve ter apropriação de fazeres eficazes e, acima de tudo, se permita leitor na atuação da leitura literária. A pesquisa “Estratégias para a formação do leitor literário no curso de pedagogia” investiga a relevância de atividades de leitura dadas na perspectiva dos jogos teatrais e sequência básica, contribuindo para a formação do leitor literário no curso de Pedagogia. Concebendo a leitura literária como objeto de transformação e capaz de tornar o sujeito mais crítico e reflexivo, propõe-se, a partir do aporte teórico desenvolvido por Colomer (2003), Pontes (2012), Candido (1972;1995;2011), Cosson (2007), Spolin (1999;2007), Azevedo (2009, 2013); Pupo (2005), Courtney (2001), Cabral (2007), entre outros, analisar como a sequência básica de Cosson e os jogos teatrais podem contribuir na formação leitora dos discentes do Curso de Pedagogia, por meio da aplicabilidade de uma sequência didática com foco na leitura de um poema de Manoel de Barros. A pesquisa se constitui metodologicamente numa abordagem de natureza qualitativa, pautada pelo interesse descritivo e interpretativo em que se valida o tecer vislumbrado pelos sujeitos, graduandos do curso de Pedagogia. O cenário da pesquisa é o espaço da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O corpus a ser analisado constará de um questionário investigativo em um pré-teste, a fim de averiguar como se dá as aulas de formação leitora, a saber, os caminhos percorridos para a leitura literária. Os resultados serão decorrentes da aplicabilidade das etapas das oficinas, uma proposição pensada e vivenciada no/do diálogo entre os jogos teatrais e a sequência de básica. e, nesse sentido, contemplados à luz da análise do discurso, dada à competência de os graduandos vivenciarem à responsabilidade de formar leitores desde os anos iniciais. Por fim, poderemos constatar que a formação leitora faz parte da estruturação do pedagogo, pois, ainda há lacunas expressas pelo PGCC, sobretudo, pelas possibilidades que o curso oferece em se tratando da leitura literária.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA