ENTRE A FANTASIA E A REALIDADE: O ROLY PLAING GAME COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
RPG, ensino, narrativa, Geografia
Dentro do contexto atual da educação é perceptível o quanto a tarefa da docência está se tornando difícil, haja vista o conflito de interesses entre professores e alunos em relação às atividades e o fazer docente em sala de aula. Com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem percebemos que os professores estão em uma busca contínua por novas abordagens e metodologias que utilizem os mais variados recursos pedagógicos com a finalidade de melhorar o seu fazer docente. Frente a essa realidade o presente trabalho tem como objetivo propor a utilização Roly Playing Game-RPG como estratégia metodológica no ensino de Geografia na educação básica. Do ponto de vista metodológico este é um trabalho de natureza qualitativa, basear-se-á em uma revisão bibliográfica, experiência empírica e entrevistas com docentes da rede pública de ensino tanto da esfera municipal quanto estadual. Outro aspecto que é necessário salientar em relação ao texto é que está escrito em narrativa, a opção por este tipo de escrita encontra-se intrinsicamente relacionado com o nosso objetivo de estudo o RPG que se desenvolve em torno de estórias narradas, desde modo podemos relacionar forma e conteúdo. No que se refere ao aporte teórico, o trabalho teve como base os estudos de Morin (1996, 2000, 2009, 2011, 2015), Freire (2015), Luckesi (1997) e Benjamin (1994) para citar alguns que guiaram parte das discussões em relação a educação, ensino e metodologia. Já autores como Braga (2000), Jackson (1994), Pavão (2000), Macarto (1996), Rocha (2006), Rodrigues (2004) e Varques (2008) auxiliaram na compreensão do que é o RPG e o seu potencial pedagógico. Para o desenvolvimento da pesquisa confeccionamos um jogo de RPG intitulado de “A selva urbana” e uma sequência didática, esse jogo e a sequência didática está sendo submetida a uma análise, realizada por um grupo de professores da rede pública de ensino no qual emitiram um parecer acerca da proposta metodológica em questão, também será efetivado uma série de 4 encontros online para a realização de um grupo focal junto a esses docentes para termos mais considerações em relação a metodológica em apreciação. Por fim realizar-se-á uma análise acerca dos pareceres dados pelos docentes e do grupo focal com o intuito de contribuir para o aprimoramento da estratégia metodológica, bem como colaborar para desenvolvimento de novas metodologias em sala de aula e assim produzir perspectivas para uma formação mais ampla e significativa.