POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA
DATA: 31/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O PERFIL DE PROFESSORES E A QUALIDADE MOTIVACIONAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE MOSSORÓ


PALAVRAS-CHAVES:

motivação, ensino, atuação docente, educação básica, ensino de física


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar e discutir o perfil motivacional de professores da rede básica de ensino de Mossoró e as correlações desse perfil com a qualidade motivacional dos discentes na disciplina de Física. As principais âncoras teóricas relacionas à Teoria da Autodeterminação e motivação para aprender, que dão sustentação a esta pesquisa, baseiam-se em Deci, Ryan (2000); Bzuneck (2010), Boruchovitch, Bzuneck, (2009); Reeve (2006); Martinelli, Bartholomeu (2007); Coelho, Vieira (2018) Boruchovitch (2008); Pizzani, Barbosa-Rinaldi, Miranda, Vieira (2016); Schwartz (2019) e entre outros. Os encaminhamentos metodológicos fundamentam-se em uma abordagem de cunho qualitativa. Os fundamentos metodológicos da natureza da pesquisa estão apoiados nas argumentações de Minayo (1993), Santos Filho e Gamboa (1997), Tozoni-Reis (2009), Richardson (2011). Assim, foi desenvolvido, neste trabalho, um estudo de caso qualitativo avaliativo, apoiado na argumentação de Fonseca (2002) e Moreira (2011). A coleta de dados foi realizada mediante as seguintes etapas: (1) entrevista semiestruturada com os professores, sendo utilizado o referencial de Bzuneck (2010) acerca do perfil de aula motivacional; (2) aplicação do instrumento EMADF – Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física (CLEMENT; CUSTÓDIO; FILHO, 2014) que foi realizada por meio do Google Forms, obtendo 74 respostas e por ultimo (3) entrevista semiestruturada com 11 alunos, por meio de um roteiro composto por 15 perguntas. Para o tratamento dos dados foram utilizados o referencial de Bzuneck (2010), o software IRAMUTEQ e análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados, foi possível: a) identificar o perfil motivacional dos professores, b) observar o real perfil motivacional dos discentes e como se dá a interação professor-aluno e aluno-aluno; c) compreender em termos motivacionais como os alunos se comportam frente às atividades sugeridas para a disciplina de Física e d) extrair categorias que indiquem os níveis de satisfação das necessidades psicológicas inatas (autonomia, pertencimento e competência) nos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 913.337.844-49 - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Presidente - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC
Externo à Instituição - SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 26/03/2021 18:14
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