O ENSINO DE HISTÓRIA E O PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA IMAGÉTICA
Ciências Humanas. Imagens. Democracia Livros Didáticos.
Essa dissertação problematiza como a Redemocratização no Brasil é abordada imageticamente nos livros didáticos de História. Objetiva identificar igualmente, o uso e os desusos das imagens como fonte de ensino na área de História. Na sequência, busca evidenciar como o PNLD 2018 sugere trabalhar didaticamente o uso das imagens no Ensino de História e, por fim, faz uma descrição analítica acerca das imagens apresentadas. Para tanto, recorre à leitura das publicações de Bittencourt (2007; 2013), Fonseca (2003/2016), Monteiro (2013), Bueno (2011) e Munakata (2012) que entendem o papel do livro didático na vida escolar como um instrumento de reprodução dos saberes oficiais. Em relação à análise das imagens, a fundamentação está baseada nas categorias de representações iconográficas pensadas por Joly (2012) e Santaella (2005 e 2012). Sobre a aplicabilidade das imagens no campo do Ensino traz Mauad (2007 e 2014), Paiva (2003 e 2006), Tamanini (2017; 2018 e 2020) e Peirce (2010). Metodologicamente, esta pesquisa se dá pela análise documental do Edital de Convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o PNLD 2018 do Ensino Médio, do Manual do Professor e da seleção dos registros imagéticos que compõem as referidas coleções. Como resultado, infere que as imagens acerca do Período de Redemocratização presentes nos livros didáticos de História reforçam os conteúdos escritos dos capítulos, faltando capacitação dos professores para a leitura iconográfica.