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Banca de DEFESA: RUBENS OLIVEIRA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUBENS OLIVEIRA DANTAS
DATA: 19/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM MEMES: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Língua Inglesa. Meme. Letramentos.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Desenvolver uma proposta de letramentos com o gênero meme em aulas de inglês é uma tarefa um tanto quanto desafiadora e inovadora. Sabemos que a língua inglesa é o idioma mundial do mercado de trabalho, da cultura e das ciências. Logo, é fácil reconhecer a sua utilidade e importância, porque o mundo globalizado se comunica em inglês. Mas há um aspecto relevante em relação à língua inglesa que vem sendo, ao longo dos anos, carregado de críticas e questionamentos aqui no Brasil: o processo escolar de ensino e de aprendizagem do idioma. Dados de pesquisas relacionadas à aprendizagem de inglês no Brasil, mencionados em nosso trabalho, assim como o baixo rendimento em sala de aula e o pouco interesse dos aprendizes pela aprendizagem da língua, incitam-nos a refletir acerca das metodologias pedagógicas adotadas. Diante dessa premissa, para o foco da nossa pesquisa, tomamos o meme, em especial, como um gênero próprio do ambiente virtual que pode impulsionar um trabalho significativo nas aulas de língua inglesa, com vistas a promover o letramento e o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Para isso, dialogamos com autores como: a) Antunes (2001), Chiarini (2001) e Rajagopalan (2005; 2009; 2011), no que concerne ao ensino e à aprendizagem de línguas; b) Bakhtin (1997), Mascuschi (1983) e Koch e Elias (2010), no que diz respeito aos gêneros discursivos e à construção de sentidos; c) Silva (2016), Rojo (2009; 2012; 2015) e Paiva (2001), quanto à abordagem de questões que envolvem os gêneros digitais, sobretudo os memes, como influência para os multiletramentos; d) Blackmore (2000) e Dawkins (1976), sobre origem e definição de memes; e) Rojo (1998; 2009; 2012; 2015), Soares (2009; 2011) e Buzato (2007), nos estudos sobre alfabetização, letramentos e multiletramentos. Em relação ao delineamento metodológico, este estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa com viés de uma pesquisa-ação. Desse modo, baseamo-nos na sequência de procedimentos sugerida por Paiva (2019) e Kemmis e McTaggart (1998) para que atendessem, de fato, as necessidades de acompanhar o passo a passo dos trabalhos desenvolvidos. Os alunos foram orientados a produzirem memes, com legendas em inglês, como uma forma de expressar seus sentimentos e opiniões diante de situações reais do cotidiano. Obtivemos um total de 40 memes produzidos e postados no grupo de WhatsApp e Facebook, envolvendo temáticas de repercussão em 2020, sobretudo sobre as aulas remotas, pandemia da COVID-19 e eleições municipais. Logo, o resultado dessa intervenção pedagógica de letramento com o gênero meme nos mostrou a importância de ver as aulas de língua inglesa como um espaço de construção de sentidos, que interage e se utiliza de conteúdos de uso diário dos estudantes. Portanto, tendo consciência do potencial de sentidos a que esses textos se prestam, os alunos conseguiram utilizar a língua inglesa em situações reais de seu cotidiano, discutir assuntos polêmicos com espontaneidade e bom humor e se posicionar diante dos fatos e informações, como cidadãos críticos, engajados e participativos na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - MARIZA ANGÉLICA PAIVA BRITO - UNILAB
Interno - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Interno - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 17/02/2021 20:26
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