Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA IZABEL DA SILVA ROSÁRIO

DISCENTE: ANA IZABEL DA SILVA ROSÁRIO
DATA: 24/02/2021

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: OS IMPACTOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Formação inicial, Políticas públicas de formação, Residência Pedagógica, Docente de ciências biológicas.

ÁREA: Educação

A formação de professores no Brasil se dá por meio de diversas modalidades de ensino, onde os graduandos cumprem disciplinas das áreas pedagógica e específica. Durante a formação inicial docente, o licenciando desenvolverá competências e habilidades para auxiliar na sua formação profissional, vivenciará as atividades de prática pedagógicas que o aproxima da realidade escolar, em que terá a oportunidade de articular teoria e prática, em busca de uma formação docente de qualidade. É em meio a esse contexto da formação de professores e de suas particularidades que se encontram as políticas públicas para formação de professores, com intuito de promover uma eficácia desse processo formativo. Desse modo, o presente estudo tem o objetivo de compreender quais os impactos do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) na formação inicial do docente das ciências biológicas. O estudo será dividido em três etapas: a primeira é uma análise das dissertações sobre a formação de professores de ciências biológicas dentro de um recorte temporal de 10 anos; a segunda trará uma análise de documentos que regem o PRP, subprojeto PRP e demais documentos que conversam sobre a formação inicial de professores e, por fim, será realizada uma análise com os participantes do programa. Dentre as dissertações analisadas, 14 no total, foram diagnosticados cinco grupos/temas, são eles: prática como componente curricular; políticas públicas na formação docente; contribuição do uso de textos de divulgação científica; materiais didáticos lúdicos; diretrizes curriculares nacionais. A partir da análise das dissertações, é notório inferir que a formação de professores de ciências biológicas aborda vários aspectos no seu processo formativo, mas sempre havendo interação entre os mesmos, pois possuem como base as diretrizes curriculares nacionais. A partir da análise documental foi possível compreender que tais documentos são bem interligados e buscam proporcionar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar durante a sua formação inicial, a fim de promover uma formação docente de qualidade, o desenvolvimento de competências e habilidades. Por fim, a terceira fase de pesquisa será realizada a aplicação de uma escala de Likert com os residentes do PRP de modo a identificar os possíveis impactos do programa na formação docente dos licenciandos do curso de ciências biológicas UERN.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN