Banca de QUALIFICAÇÃO: IZADORA RIBEIRO DE MEDEIROS

DISCENTE: IZADORA RIBEIRO DE MEDEIROS
DATA: 24/02/2021

O FILME NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UM ENSINO DE QUALIDADE

Ensino de História. Filme. Recurso didático. Currículo.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa intitulada como O filme no currículo de História: contribuições para um ensino de qualidade traz como questão na perspectiva docente, quais as contribuições do filme no currículo de História visando à melhoria do ensino de qualidade? O questionamento tem como objetivo geral analisar as contribuições do filme no currículo de História visando à melhoria do ensino. Este objetivo é acompanhado pelos seguintes objetivos específicos: a) analisar, por meio das produções acadêmicas, as pesquisas que discutem sobre o filme no ensino de História; b) refletir sobre a relevância da leitura crítica dos filmes; e c) discutir a atuação dos professores voltada ao uso do filme como recurso didático. Para a análise desse trajeto, utilizamos como aporte teórico o Ciclo de Políticas estudado por Stephen Ball e Richard Bowe (1992, 2016), referenciado por Jefferson Mainardes (2006), com discussões nos três principais contextos: contexto da influência, da produção de texto e da prática. Nessa consonância, o conceito de qualidade de ensino e currículo será centrado em estudos de Lopes (2012), que nos mostram que esta conceituação é construída e significada por meio das demandas de um determinado grupo social em diferentes momentos. Para buscarmos compreender a atuação docente, adentramos nos escritos de Ball, Maguire e Braun (2016), ao trazerem os professores como atuantes no processo político. Para compreendermos definições sobre audiovisuais, filme, cinema, documentário e ensino de História, trouxemos autores como Chauí (1997), Napolitano (2009), Fonseca (2009), Cipolini (2008) e Ferro (1992). Trata-se de uma pesquisa realizada com professores da disciplina de História de uma escola da rede estadual do Rio Grande do Norte acerca de como se apropriam do filme enquanto recurso didático no contexto da prática. Fazemos uso de metodologia de cunho qualitativo, cujos principais instrumentos aplicados serão a abordagem bibliográfica, documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Nossa premissa é entender como ocorre a apropriação do filme como recurso didático no âmbito das políticas públicas educacionais, visando a um ensino de qualidade.

Interno - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Interno - 630.231.304-00 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN