O ensino da oralidade e a base nacional comum curricular: uma proposta centrada no ensino-aprendizagem dos elementos da oralidade
Bncc, oralidade, elementos da oralidade, ensino.
A pesquisa está centrada na oralidade como objeto de ensino, bem como o ensino de seus elementos, levando em conta o que sugere a Base Nacional Comum Curricular (2017). Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa e documental (MINAYO, 2001; GIL, 2008) cujo objetivo é analisar o tratamento dado pela BNCC aos elementos da oralidade, considerando os campos de atuação, bem como as reflexões para as competências e as habilidades, no intuito de elaborar manual de atividades para o ensino da oralidade com ênfase nos campos de atuação do Ensino Médio. Nos amparamos, principalmente, em Marcuschi (2001a; 2008), Bakhtin (1997), Bueno (2009), Dolz; Schneuwly (2004), Fávero; Andrade; Aquino (2012), Bentes (2010),Cavalcante (2012), Forte-Ferreira (2014), Carvalho; Ferrarezi Jr (2018), Birck; Keske (2008), Fast (1999), Weil; Tompakow (1986).