Multiculturalismo e Diversidade: Diferenças culturais no espaço escolar
Diversidade Cultural. Multiculturalismo. Ensino. Relações Étnico-Raciais. |
No presente texto é apresentada a pesquisa sobre multiculturalismo e educação. Será realizado um estudo na escola Estadual Professor Manoel João da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Grossos, Rio Grande do Norte-RN, tratando das diferenças culturais no espaço escolar, a partir das políticas multiculturais inseridas no currículo da área de ciências humanas e sociais para o ensino médio. Como objetivo geral buscamos identificar o reflexo das políticas educacionais de diversidade cultural nas práticas educacionais em escolas públicas de Grossos-RN. É um estudo de natureza qualitativa, no qual para obtenção de dados, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da área de ciências humanas do ensino médio. As discussões se iniciam a partir das compreensões de Hall (2003) sobre cultura e multiculturalismo, Munanga (2013) sobre a questão étnico-racial no sistema de ensino no Brasil, Candau (2008) acerca do multiculturalismo na perspectiva intercultural e sobre a temática da diversidade sexual, Silva (1999) sobre as políticas educacionais no Brasil. Fazemos uso da análise documental da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, leis e decretos que ajudaram a promulgar as políticas para a diversidade cultural no Brasil desde a constituição de 88. Na tentativa de perceber como vem se configurando o currículo multicultural na atualidade.