POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALCILENE NUNES DE MELO

DISCENTE: VALCILENE NUNES DE MELO
DATA: 15/12/2020
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Relação Professor-Aluno; Educação Antirracista; Racismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Vários estudos e pesquisas desenvolvidos na área das relações étnico-raciais na escola revelam os prejuízos que crianças e adolescentes sofrem com as manifestações de racismo no cotidiano escolar, acarretando inúmeros prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre esses estudos podemos citar as pesquisas de: Cavalheiro (2001), que nos mostram resultados que comprovam a presença do racismo desde a educação infantil; Gonçalves (2007) e Santos (2007). Nesse sentido buscamos investigar quais atitudes e ações os professores tem desempenhado nas relações interpessoais com seus alunos, nas situações de conflitos ocasionadas pelo racismo em que seus alunos negros são vítimas: de percepção e combate, ou de silêncio e negação? Para atender tal questionamento, a presente pesquisa objetiva analisar as interações entre professor e aluno dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental na perspectiva da educação antirracista. A investigação pretendida será desenvolvida numa escola pública de Educação Básica da rede municipal de Mossoró, tendo como participantes diretos da pesquisa, professores e alunos. Desse modo, por inserir-se no campo das relações humanas, consideramos a abordagem como sendo qualitativa e a natureza descritiva. Utilizamos para o levantamento de dados os procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, que de certo modo favoreceu a construção do referencial teórico que está fundamentado nas contribuições de: Munanga (2019), Gomes (2017), Arendt (2012), Fernandes (2017), Candau (2003), Santos (2002), Schwarcz (1998), Freire (2002), Morin (2000), dentre outros. As técnicas que utilizaremos para construção dos dados, na qual julgamos serem apropriadas para pesquisa educacional são: observação sistemática e entrevista semiestruturada. A leitura e análise desses estudos e pesquisas aqui mencionados apresentam a escola como um espaço primordial para a desconstrução do racismo e promoção de uma educação antirracista. Sendo o professor o principal agente desse projeto de valorização da cidadania e igualdade racial.

Presidente - 009.702.054-06 - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Interno - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS