Banca de QUALIFICAÇÃO: SARITA CAVALCANTE RODRIGUES

DISCENTE: SARITA CAVALCANTE RODRIGUES
DATA: 14/12/2020
LOCAL: Via Google Meet

O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NA VISÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Enfoque, Professores, Práticas pedagógicas, CTS, IF.

ÁREA: Educação

A presente dissertação objetiva conhecer a visão dos professores/as dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) a respeito das práticas pedagógicas relativas às relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como esse professor/a direciona o trabalho com essas relações no ensino de ciências naturais, ciências humanas e tecnologia dos IF. Para obtermos esses dados, utilizamos na primeira etapa dos seguintes instrumentos contidos em um questionário online (GOOGLE FORMS) ao qual foi enviado aos endereços eletrônicos dos professores dos institutos federais do Brasil, composto por: a) caracterização da pesquisa; b) duas escalas (uma do tipo Likert e outra de Diferencial Semântico); e c) questões abertas. Responderam ao questionário 70 professores nessa primeira etapa, sendo a maior parte desses do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A segunda etapa será uma entrevista com os professores do campus Mossoró/RN, pois é o campus ao qual fazemos parte, teremos uma amostra de 9 participantes, divididos da seguinte forma: 3 para ciências naturais, 3 ciências humanas e 3 da área tecnológica. A abordagem da pesquisa é mista, uma combinação de dados quantitativos quanto qualitativos, isto é, uma metodologia voltada para uma organização na produção dos dados obtidos, possibilitando uma amplitude e intensividade dos dados produzidos, além de usarmos de referencial teórico e empírico para conceber conhecimento a respeito da pesquisa. Autores como AZZI (2000), BAZZO (1998), DOMICIANO (2019), FREIRE (2016), GIL (2005), KOESPSEL (2003), LIBÂNEO (1994), MANFREDI (1992), NUNES (2014) e entre outros contemplam nossas argumentações. Para obtermos uma análise e integração dos dados utilizaremos de programas como o Excel e o IRAMUTEQ, buscando assim evidenciar os dados de forma mais clara e simples, demonstrando o real contexto em que o enfoque CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, se encontra com a sua contextualização e dentro da sala de aula. Dessa forma, temos o resultado parcial da pesquisa, em que aponta o enfoque CTS- Ciência, Tecnologia e Sociedade como algo novo e desafiador para alguns professores, outros apresentam dificuldades em alavancar discussões em volta da abordagem de temas ligados a ciência, a tecnologia e a sociedade/CTS, assim como aqueles que já insere temáticas que envolvam a abordagem CTS.

Externo à Instituição - ALBANO OLIVEIRA NUNES - FVJ
Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN