Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉIA LOURENÇO DOS SANTOS

DISCENTE: ANDRÉIA LOURENÇO DOS SANTOS
DATA: 25/11/2020

A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ACADÊMICO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Leitura literária. Biblioteca universitária. Professor-leitor.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A leitura de textos literários pode ser considerada uma das melhores formas em se trabalhar com a linguagem humana, em qualquer etapa do ensino formal. Muito se tem investigado sobre as práticas de leitura literária no ensino fundamental e médio, então, buscamos em nossa pesquisa resgatar a leituras de textos literários em universitários como forma de estimular sua criatividade, imaginação, abrir novos horizontes interpretativos e auxiliar o processo de entendimento de suas leituras técnicas e de sua capacidade cognitiva de expressão linguística oral e escrita. Para tal, evocamos a responsabilidade da Biblioteca Universitária como promotora de atividades culturais e intelectuais, em especiais às de leitura, para disseminar a Literatura para os futuros professores de qualquer área de ensino. Pretendemos analisar como o espaço da Biblioteca Universitária tem sido utilizado para promover a prática da leitura literária e se a biblioteca tem servido como local acessível para a realização desse tipo de leitura, seja pela infraestrutura disponível, pela demonstração das obras disponíveis ou pela realização de atividades de incentivo à leitura literária. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos de Brito (2014, 2016), Milanesi (1983, 2013), Silva (1995, 1997, 1998, 2009), Souza (2005), Santos (2010), Lei Federal nº 12.244/2010, Lei Estadual nº 9.169/2009, Manifesto IFLA/UNESCO para as Bibliotecas Públicas (1994), Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (2016-2026) e Regimento Interno da Biblioteca, ao vislumbramos o papel da biblioteca pública. Para entender a necessidade em se trabalhar com leitura na universidade coadunaremos com as visões de leitura de Silva (1995, 1997, 1998), Freire (1983), Chartier (1998), Pontes (2012), Pontes e Azevedo (2017) Santaella (2014), Colomer (2007), Manguel (2017), Jouve (212), entre outros. A pesquisa ora proposta é de abordagem qualitativa, uma vez que nosso interesse é analisar a realidade da leitura literária realizada por universitários com mediação da biblioteca, em seu contexto natural, buscando compreender os motivos de sua realização ou falta dela. A pesquisa se dará através de uma análise documental de fonte de dados primárias (GIL, 2002), buscando identificar o acervo disponível, bem como a quantidade de empréstimos de obras literárias realizada no último ano (2019) pelos sujeitos da pesquisa; além dessa parte de levantamento de dados, solicitaremos os documentos oficiais que regem o funcionamento da biblioteca na IES. Para verificarmos a visão dos estudantes quanto ao papel da biblioteca, aplicaremos um questionário que abordará vários itens ligados à problemática analisada, constituído por perguntas de múltipla escolha e perguntas fechadas destinadas a obter informação sociodemográfica dos entrevistados (RICHARDSON, 2012), além de espaços destinados a coletar as opiniões pessoais de cada uma. Da mesma forma, haverá aplicação de questionário com os funcionários da biblioteca, sejam eles com formação específica em biblioteconomia ou não. Após o recebimento de todas as informações, traçaremos a visão que os profissionais que se encontram à frente da biblioteca possuem sobre a própria biblioteca e sobre si mesmo, o perfil dos estudantes usuários, a existência de atividades já realizadas, e com base nas potencialidades encontradas, proporemos o desenvolvimento de atividades leituras no espaço da biblioteca.

Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN